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Título: Diferença e coletividade : a produção discursivo-literária de sujeitos transgêneros
Autor(es): Cossetti, Rafael
Orientador: Nascimento, Jarbas Vargas
Data do documento: 20-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta Dissertação examina a produção discursivo-literária produzida por sujeitos transgêneros e a constituição de sua paratopia. Conforme compreendida por Dominique Maingueneau (2016a), a paratopia é o caráter paradoxal dos discursos constituintes, como os discursos religioso, filosófico, científico e literário, os quais se comportam como discursos fundadores que validam a si próprios por meio de suas cenas de enunciação. Adotamos o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa na perspectiva enunciativo-discursiva desenvolvida por Maingueneau (2008a, 2008b, 2013, 2015a, 2015b, 2016a, 2016b, 2016c). A fim de darmos conta do caráter interdisciplinar da pesquisa, buscamos diálogos com Michel Foucault (1983, 1999) e Judith Butler (2004, 2011, 2016), que tratam a sexualidade e o conceito de gênero social sob uma perspectiva de crítica à cisgeneridade compulsória. O gênero passa a ser compreendido como um conjunto de atos performativos, ou seja, norma que se materializa discursivamente. A pesquisa é de cunho analítico-descritivo e emprega como corpus discursos literários que compõem a coletânea Nós, trans: escrevivências de resistência do Grupo Transcritas Coletivas. Nessa perspectiva, analisamos, a princípio, a categoria de interdiscurso e, a partir dela, concentramo-nos nas três dimensões sobre as quais incide a paratopia: a cenografia, o ethos discursivo e o código linguageiro. O caráter interdisciplinar da AD viabiliza a pesquisa sobre a criação, por meio do discurso literário, de identidades em uma conjuntura do século XXI. Os resultados da análise confirmaram que a produção discursivo-literária dos sujeitos trans constitui-se de forma paratópica nos níveis da cenografia, do ethos discursivo e do código linguageiro. Esses discursos literários buscam criar um lugar para esses sujeitos e fazem-no em resistência à matriz cisgênera.
This dissertation examines the discursive-literary production by transgender subjects and the constitution of its paratopia. According to Dominique Maingueneau (2016a), paratopia is the paradoxical character of self-constituting discourses, such as religious, philosophical, scientific and literary discourses, which operate as founding discourses that validate themselves through their scenes of enunciation. For this purpose, we employed the theoretical-methodological framework of the French Discourse Analysis (DA), in its enunciative-discursive perspective developed by Maingueneau (2008a, 2008b, 2013, 2015a, 2015b, 2016a, 2016b, 2016c). In order to account for the interdisciplinary nature of this research, we establish a dialogue with Michel Foucault (1983, 1999) and Judith Butler (2004, 2011, 2016), who deal with sexuality and the concept of social gender from a perspective of criticism of compulsory cisgenderism. Gender becomes a set of performative acts, that is, a norm that materializes discursively. This research is analytic-descriptive and turns to a corpus of literary discourses that constitute the collection Nós, trans: escrevivências de resistência by Grupo Transcritas Coletivas. From this perspective, we first analyzed the category interdiscourse and, from it, we focused on the three dimensions upon which paratopia falls: the scenography, the discursive ethos and the linguist code. The interdisciplinary character of DA enables the research on the creation of identities, through the literary discourse, in a 21st century context. The results of the analysis confirmed that the discursive-literary production by transgender subjects are constituted in a paratopic form in the levels of scenography, discursive ethos and linguist code. These literary discourses seek to create a place for these subjects and do so in resistance to the cisgender matrix.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10972
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