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Título: Proposta de um sistema automático de avaliação de redações do ENEM, foco na competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
Autor(es): Almeida Júnior, Celso Romão Cardoso de
Orientador: Oliveira, Elias Silva de
Palavras-chave: Artificial intelligence
Data do documento: 3-Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: As avaliações automáticas de redações são amplamente praticadas na Língua Inglesa. Porém, na Língua Portuguesa, não podemos dizer o mesmo. A redação é uma das competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para a maioria das universidades do Brasil. O alto custo e o grande número de profissionais que trabalham no processo de correção das redações do Enem são alguns dos fatores que motivam pesquisas na área de avaliação automática de redação. Este trabalho apresenta uma estratégia para melhorar a produtividade do avaliador, reduzindo o esforço em 20% do tempo ao avaliar a primeira das cinco competências avaliadas nas redações do referido exame. Para isso, propusemos a construção de um sistema de avaliação automática de redações, na Competência 1 do Enem (demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa). Na construção do sistema, utilizamos técnicas e ferramentas de processamento de linguagem natural na etapa de pré-processamento das redações, além de técnicas de aprendizagem de máquina nas etapas de seleção de características e predição das notas. Os resultados dos experimentos realizados com redações do site UOL mostram que o sistema é capaz de apoiar o avaliador de redações do Enem, com um erro médio absoluto de 0.2354 em 2.0 em relação às notas atribuídas pelos especialistas do site.
Automatic essay assessments are widely practiced in English, but in Portuguese, we cannot say the same. Writing is one of the competencies required by the National High School Examination (ENEM), gateway to most universities in Brazil. The high cost and the large number of professionals working in the correction process of the ENEM essays are some of the factors that motivate research in the area of automatic essay evaluation. This work presents a strategy to improve the evaluator’s productivity, reducing the effort in 20% of the time, evaluating Competence 1, one of the five competences evaluated in the essays of ENEM. For this, we propose the construction of a system of automatic evaluation of essays, in Competence 1 of the ENEM; demonstrate mastery of the formal written form of the Portuguese language. In the construction of the system, we use Natural Language Processing techniques and tools, in the preprocessing stage of the essays as well as Machine Learning techniques in the stages of selection of characteristics and prediction of the grades. The results of the experiments carried out with the UOL website show that the system is able to support the ENEM essay evaluator with an absolute mean error of 0.2354 in 2.0 compared to the scores attributed by the site experts.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10985
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