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dc.contributor.advisorLeite, Juçara Luzia-
dc.date.accessioned2014-11-17T18:50:18Z-
dc.date.available2014-11-17T18:50:18Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/1098-
dc.rightsopen accessen
dc.subjectRevista de Educação do Espírito Santopor
dc.subjectImpressos pedagógicospor
dc.subjectEducação modernapor
dc.subject(in)formação de professorespor
dc.subjectEducação como espetáculopor
dc.subjectPedagogical publicationseng
dc.subjectMagazine Revista de Educação do Espírito Santoeng
dc.subjectModern educationeng
dc.subjectTeacher (in)formationeng
dc.subjectEducation as a spectacleeng
dc.subjectRevue de l'éducation du Espírito Santofre
dc.subjectImprimés pédagogiquesfre
dc.subjectÉducation modernefre
dc.subject(In)formation des enseignantsfre
dc.subjectÉducation comme spétaclefre
dc.titleA educação em cena : a Revista de Educação como circulação de representações sobre saberes educacionais no Espírito Santo (1934-1937)por
dc.typedoctoralThesisen
dc.subject.udc37por
dc.subject.br-rjbnEducaçãopor
dc.subject.br-rjbnEducação – Periódicospor
dc.subject.br-rjbnEducação – Projetospor
dc.subject.br-rjbnProfessores – Formaçãopor
dcterms.abstractEste estudo analisa os processos de circulação e apropriação das representações sobre os saberes da educação escolarizada difundidos pela Revista de Educação do Espírito Santo, entre os anos de 1934 e 1937. Como referencial teórico baseamo- nos em Chartier (1990) acerca do conceito de representação, em Balandier (1982) em relação ao conceito de encenação de poder instituído que assume visibilidade quando circula na Revista, concedendo publicização aos feitos políticos realizados por dado grupo social, e em Julia (2001), junto ao conceito de cultura escolar. A partir desse arcabouço teórico, empreendemos metodologia de pesquisa a partir da análise histórica da fonte, dialogando, para tanto, com diferentes documentos e registros que configuram uma série de dados que constituem nossa fonte. Trata-se da análise das representações travadas no debate sobre a formação, divulgação e apropriação do conjunto de práticas e saberes pedagógicos dirigido aos professores, por parte de um grupo de intelectuais locais que se apresentava como portador do projeto de modernização do Espírito Santo inserido no contexto nacional. A Revista de Educação/ES tinha entre seus principais objetivos o de (in)formar os professores, ou seja, enquadrar suas práticas às novas demandas educacionais. Deste modo, a Revista esteve atrelada a um projeto educacional em que os intelectuais corroboravam a ampla circulação de um conjunto de representações sobre a modernidade, utilizando a Revista como suporte, visto que, desde as capas, são expostos “monumentos de modernização”, como os prédios escolares e todo um complexo arranjo de artefatos simbólicos, traduzidos muitas vezes em festas e rituais escolares que evocavam “um novo tempo para a Educação do Estado”, ou seja, fazendo da educação escolarizada um espetáculo.por
dcterms.abstractThis study analyzes the processes of circulation and understanding of representations about school education knowledge spread by magazine Revista de Educação do Espírito Santo between 1934 and 1937. The study was based on Chartier (1990) and his concept of representation; Balandier (1982) and the concept of staging instituted power through the magazine, which displays political actions of a particular group; and Julia (2001) and the concept of school culture. From this theoretical framework, we employed research methodology departing from historical analysis of the source, i.e. different documents and records that make up our data source. It is about analyzing representations that debate training, spreading and understanding the set of pedagogical practices and knowledge addressing teachers by a group of local intellectuals who claimed to hold the project for modernizing the State of Espírito Santo in the Brazilian context. Revista de Educação/ES had among its main goals (in)forming teachers, that is, adapting their practice to new educational demands. Thus, the magazine was bound to an educational project in which intellectuals corroborated the widespread of a set of representations about modernity supported by the magazine. This is clear because even the magazine’s covers displayed "modernization monuments" such as school buildings and a whole complex array of symbolic artifacts that were often translated into school parties and rituals that evoked "a new era for education in this state", that is, making school education a spectacle.eng
dcterms.abstractCet étude analyse les processus de circulation et d'appropriation des représentations sur les connaissances de l'enseignement à l'école diffusés par la Revue de l'Éducation du Espírito Santo entre les années 1934 et 1937. En tant que cadre théorique nous avons compté sur Chartier (1990) par rapport au concept de représentation, sur Balandier (1982) en ce qui concerne le concept de la mise en scène du pouvoir institutionnel qui prend de visibilité dans la Revue quand elle fait connaître les exploits politiques effectuées par un groupe social donné, et sur Julia (2001) par rapport au concept de culture à l'école. De ce cadre théorique nous avons obtenu la méthodologie de recherche à partir de l'analyse historique de la source, en dialogant pour cela avec diferents documents et dossiers qui composent une série de données qui font notre source. Il s'agit de l'analyse des représentations discutés dans le débat sur la formation, la diffusion et l'appropriation de l'ensemble des pratiques et des connaissances pédagogiques, destinés aux enseignants, par un groupe d'intellectuels locaux qui se présentait comme support du projet de modernisation du Espírito Santo inséré dans le contexte national. La Revue de l'Education/ES en avait parmi ses principaux objectifs (in)former des enseignants, à savoir, encadrer leurs pratiques aux nouvelles exigences éducatives. Ainsi, la Revue a été liée à un projet éducatif qui les intellectuels corroboraient en large diffusion pour un ensemble de représentations de la modernité en utilisant la Revue comme support, vu que, depuis les couvertures, sont exposés "monuments de modernisation", tels les bâtiments scolaires et un arrangement complexe d'objets symboliques traduits à plusieurs reprises en de fêtes et rituels scolaires qui évoquent "une nouvelle ère pour l'éducation de l'Etat", c'est à dire, faire spétaclel'enseignement-à-l'école.fre
dcterms.creatorNascimento, Geciane Soares do-
dcterms.dateSubmitted2014-03-31-
dcterms.formattext-
dcterms.issued2014-
dcterms.languageporen
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqEducação-
dc.publisher.courseDoutorado em Educação-
dc.contributor.refereeAguiar, Thiago Borges de-
dc.contributor.refereeRamos, Márcia Elisa Teté-
dc.contributor.refereeSimões, Regina Helena Silva-
dc.contributor.refereeGontijo, Cláudia Maria Mendes-
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