Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11045
Título: ALÉM DO QUE SE VÊ: EDUCAÇÃO CRÍTICA E LETRAMENTOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE INGLÊS COM CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS.
Autor(es): MALTA, L. S.
Orientador: Claudia J K Furlan
Coorientador: FERRAZ, D. M.
Data do documento: 28-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MALTA, L. S., ALÉM DO QUE SE VÊ: EDUCAÇÃO CRÍTICA E LETRAMENTOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE INGLÊS COM CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS.
Resumo: Esta pesquisa qualitativa interpretativista de cunho autoetnográfico tem como objetivo compreender como professores de inglês para crianças de 2 a 5 anos dialogam com a Educação Crítica e Letramentos Críticos especialmente os Letramentos Visuais e Multiletramentos em contexto de formação continuada, explorando a mediação entre teoria e prática no ensino da língua inglesa na Educação Infantil, auxiliando-nos a compreender nossas práxis educacionais. A pesquisa se justifica não somente pela notada expansão do cenário de ensino de inglês para crianças, mas, sobretudo, por sua contribuição à formação de professores e ao processo de ensino-aprendizagem da língua. Assim, criamos um curso de formação de professores voltado a discussões relacionadas à Educação Crítica e Letramentos, englobando tanto teorias quanto práticas de ensino com essa visão, que nos levaram a reflexões (pessoais e sobre o grupo) exploradas nos capítulos teórico-analíticos desta pesquisa. Finalmente, entendemos que o curso foi válido não apenas para a nossa formação enquanto educadoras e a formação desta autora como formadora de professores mas pela criação de uma rede de apoio com profissionais que trabalham em contextos parecidos e sentiram-se acolhidas ao discutirmos desafios comuns a todas. Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Crítica; Letramentos Críticos; Ensino de Inglês; Educação Infantil.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11045
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12970_DISSERTAÇÃO LILIANE MALTA - VERSÃO FINAL 0704.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.