Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11045
Título: Além do que se vê : educação crítica e letramentos, formação de professores e prática docente no ensino de inglês com crianças de 2 a 5 anos
Autor(es): Malta, Liliane Salera
Orientador: Kawachi-Furlan, Cláudia Jotto
Coorientador: Ferraz, Daniel de Mello
Data do documento: 28-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa qualitativa interpretativista de cunho autoetnográfico tem como objetivo compreender como professores de inglês para crianças de 2 a 5 anos dialogam com a Educação Crítica e Letramentos Críticos – especialmente os Letramentos Visuais e Multiletramentos – em contexto de formação continuada, explorando a mediação entre teoria e prática no ensino da língua inglesa na Educação Infantil, auxiliando-nos a compreender nossas práxis educacionais. A pesquisa se justifica não somente pela notada expansão do cenário de ensino de inglês para crianças, mas, sobretudo, por sua contribuição à formação de professores e ao processo de ensino-aprendizagem da língua. Assim, criamos um curso de formação de professores voltado a discussões relacionadas à Educação Crítica e Letramentos, englobando tanto teorias quanto práticas de ensino com essa visão, que nos levaram a reflexões (pessoais e sobre o grupo) exploradas nos capítulos teórico-analíticos desta pesquisa. Finalmente, entendemos que o curso foi válido não apenas para a nossa formação enquanto educadoras – e a formação desta autora como formadora de professores – mas pela criação de uma rede de apoio com profissionais que trabalham em contextos parecidos e sentiram-se acolhidas ao discutirmos desafios comuns a todas.
This qualitative interpretative research with autoetnographic characteristics aims to understand how English teachers for children from 2 to 5 years-old dialogue with Critical Education and Critical Literacies – especially Visual Literacies and Multiliteracies – in a context of continuous education, exploring the mediation between theory and practice in the English teaching for Early Childhood Education, helping us to understand our educational praxis. In addition, this research is justified not only by the notable expansion of the English learning scenario for children, but also by its contribution to teacher education and to the teaching-learning process. Thus, we created a teacher education course focused on discussions related to Critical Education and Literacies, encompassing both theories and teaching practices with this vision, which led us to reflections (personal and related to the group) explored in the theoretical-analytical chapters of this research. Finally, we understand that the course was valid not only for our education as educators – and this author’s education as a teacher trainer – but for the creation of a support network with professionals working in similar contexts that felt sheltered when discussing challenges common to all.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11045
Aparece nas coleções:PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_12970_DISSERTAÇÃO LILIANE MALTA - VERSÃO FINAL 0704.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.