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Título: O Papel e os Desafios da Escolas Privadas de Ensino Fundamental e Médio na Cidade de Vitória-ES em Relação à Sustentabilidade: uma Discussão a partir da Noção de Escolas Sustentáveis
Autor(es): SUZANO, P.
Orientador: FELIPE, E. S.
Data do documento: 18-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SUZANO, P., O Papel e os Desafios da Escolas Privadas de Ensino Fundamental e Médio na Cidade de Vitória-ES em Relação à Sustentabilidade: uma Discussão a partir da Noção de Escolas Sustentáveis
Resumo: Durante anos o homem se considerou no centro do universo tendo todos os recursos naturais à sua disposição e tratando tudo como se fossem infinitos, de forma que se apoderava do espaço que cabia à natureza, alterando vários ecossistemas o que acarretou em uma crise ambiental que colocava em risco todo ser vivo do planeta. Diante de uma ameaça a sua própria sobrevivência, o homem enxergou na educação um caminho fundamental para disseminar informações que viessem a diminuir os efeitos causados por suas atitudes e comportamentos insustentáveis. Mais especificamente, as chamadas escolas sustentáveis se destacaram como um espaço propício ao desenvolvimento de ações voltadas para promover junto aos alunos uma valorização contínua em busca pelo equilíbrio entre o indivíduo e o meio ambiente. No intuito de conhecer a contribuição destas escolas para a sociedade na busca pelo desenvolvimento sustentável, este trabalho apresenta uma visão geral desde a sua origem na década de 90 até os dias atuais, onde se destacam apoiadas sobre três eixos: gestão, currículo e espaço físico. Na sequência, evidencia-se o comportamento das escolas sustentáveis brasileiras e mundiais e como estas influenciam no comportamento das crianças e adolescentes envolvidas com vistas a um mundo melhor no presente e para as futuras gerações. A fim de conhecer o quanto as escolas privadas de ensino fundamental e médio da cidade de Vitória (ES), especialmente, contribuem para a sociedade na busca pelo alcance da sustentabilidade e quais dificuldades encontradas quando buscam se aproximar da definição de escolas sustentáveis, fez-se necessário uma pesquisa de campo junto aos gestores das escolas, através da aplicação de um questionário baseado na metodologia do Eco School Program, contendo algumas respostas na escala de Likert e sendo sua validação comprovada com a aplicação da ferramenta alfa de Cronbach. Por fim, comparando estes resultados encontrados com as escolas sustentáveis, percebe-se inúmeras semelhanças entre ambas, o que se conclui que o comportamento das escolas de Vitória tem grande contribuição para a sociedade na busca pelo desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11047
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