Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11052
Título: O ESPAÇO-MOVIMENTO DO CICLISTA: SEGUINDO O CICLISTA ANÔNIMO
Autor(es): GABLER, L. G.
Orientador: MIRANDA, C. L.
Data do documento: 14-Set-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GABLER, L. G., O ESPAÇO-MOVIMENTO DO CICLISTA: SEGUINDO O CICLISTA ANÔNIMO
Resumo: A presente dissertação se constitui de uma busca por identificar e investigar a subjetividade da relação cotidiana da prática de pedalar com o espaço urbano. A partir do desenvolvimento conceitual do binômio espaço-movimento, originalmente exposto por Paola B. Jacques, propõe-se uma investigação do caminho daqueles que pedalam pela cidade anonimamente e têm a bicicleta como meio de transporte num cotidiano de subsistência. Parte-se de uma concepção móvel da cidade e persegue-se o objeto nas relações do 'entre', do 'enquanto', do 'mover-se', valorizando o deslocamento como um modo de habitar a cidade, objetivando contribuir para estudos da mobilidade ativa e da produção do espaço urbano. Para tanto foi desenvolvido uma metodologia de observação participativa dinâmica aos movimentos dos ciclistas anônimos. Palavras-chave: Espaço-movimento, Bicicleta, Cidade, cotidiano.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11052
Aparece nas coleções:PPGAU - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11455_O Espaço-movimento do Ciclista_ Seguindo o ciclista anônimo. Luiz Gustavo Gabler.pdf6.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.