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dc.contributor.advisorZuccolotto, Robson-
dc.date.accessioned2019-04-26T02:10:28Z-
dc.date.available2019-04-25-
dc.date.available2019-04-26T02:10:28Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/11076-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectFormulação de política pública.por
dc.subjectModelo de Múltiplas Dinâmicas.por
dc.subjectModelo de Coalizão Advocatóriapor
dc.titleAnálise da formulação da política pública de ensino integral no Estado do Espírito Santo : Programa Escola Vivapor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc657-
dc.subject.br-rjbnPolíticas públicas.por
dc.subject.br-rjbnEducação integral.por
dcterms.abstractEste estudo tem como objetivo descrever o processo de formulação da política pública de implementação do ensino integral, traduzida no programa Escola Viva, passando pela formação de agenda e pelo processo de definição de alternativas. A abordagem teórica utilizada foi a conceituação de política pública a partir das etapas da política pública, bem como os modelos de múltiplas dinâmicas de Kingdon (1995) e de coalizões advocatórias de Sabatier e Jenkins - Smith (1993). Para atingir o objetivo proposto a pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa, adotou a estratégia de estudo de caso e utilizou como instrumentos de pesquisa, entrevistas exploratórias, análise documental e entrevistas semiestruturadas por pauta. Os resultados apontam para a formação de uma coalizão formada por atores no Espírito Santo, defendendo suas convicções sobre a política pública e atuando em prol da mudança proposta. A mudança do Poder Executivo e importantes marcos legais na agenda nacional permitiram que fosse aberta uma janela de oportunidade e que os empreendedores da política atuassem em torno da implementação do ensino integral no ensino médio. Este estudo contribui, portanto, para uma melhor compreensão da etapa de formulação de política pública, em particular, na área da educação.por
dcterms.abstractThe purpose of this study to describe the process of formulating the public policy for the implementation of integral education, translated into the Escola Viva program, through the Agenda Setting and the process of defining alternatives. The theoretical approach used was the conceptualization of public policy from the public policy stages, as well as the Multiple Stream Model developed by Kingdon (1995) and of Advocacy Coalition Framework of Sabatier and Jenkins-Smith (1993). In order to reach the proposed goal, the research developed was of a qualitative nature, adopted the strategy of case study and used as research instruments, exploratory interviews, documentary analysis and semistructured interviews. The results point to the formation of a coalition formed by actors in Espírito Santo defending their convictions about the public policy and acting in favor of the proposed change. The change of the Executive Power and important legal milestones in the national agenda allowed a window of opportunity to be opened and that the entrepreneurs of the policy acted around the implementation of the integral education in the middle school. This study therefore contributes to a better understanding of the stage of public policy formulation, particularly in the area of education.eng
dcterms.creatorFontão, Mariana Machado Barreto-
dcterms.formattextpor
dcterms.issued2019-03-25-
dcterms.languageporpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqCiências contábeis-
dc.publisher.courseMestrado em Ciências Contábeispor
dc.contributor.refereePereira, Maria Cecília Gomes-
dc.contributor.refereeSilva Júnior, Anor da-
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