Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11125
Título: O Homem Espelho do Cosmo no Timeu de Platão. Os reflexos da cosmologia na formação e na constituição do homem
Autor(es): COTTA, K. V.
Orientador: BOTTER, B.
Data do documento: 10-Abr-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: COTTA, K. V., O Homem Espelho do Cosmo no Timeu de Platão. Os reflexos da cosmologia na formação e na constituição do homem
Resumo: RESUMO Este estudo tem como objetivo geral mostrar a relação entre macrocosmo e microcosmo, especialmente em sua constituição física e psíquica. De maneira mais específica, a pesquisa pretende examinar a causa do cosmo e do homem (Demiurgo); a causa da constituição física do cosmo e do homem (Demiurgo e deuses menores); a constituição psíquica do cosmo e do homem (Alma do Mundo, alma humana e sua partição); o desequilíbrio entre cosmo e homem e suas consequências (doença, envelhecimento e morte). Para tanto, abordaremos o estudo do Timeu, o diálogo em que Platão destaca a unidade corpo-alma, sendo analisada a formação do cosmo e da Alma do Mundo em primeiro lugar (T. 29d-40d; 47e-69a) e, logo em seguida, a constituição do homem, como reflexo do cosmo (T. 40d-47e, 69a-81e) e a formação da alma humana. A fim de dar consecução ao objeto da pesquisa adotar-se-á como metodologia de estudo um procedimento monográfico ancorado em pesquisa bibliográfica. Palavras-chave: Platão. Timeu. Cosmologia. Psicologia. Fisiologia. Ética.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11125
Aparece nas coleções:PPGFIL - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_11999_11.03 Dissertação Karla última versão (1).pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.