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Título: Capacidade administrativa nas instituições de ensino superior públicas : proposta de avaliação para os técnicos administrativos
Autor(es): Karpsak, Paulo Augusto Braz
Orientador: Rocha, Sandra Mara Santana
Coorientador: Chaves, Gisele de Lorena Diniz
Data do documento: 25-Out-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O conceito de capacidade administrativa possui distintas dimensões, abrangendo várias áreas de estudo da ciência da administração. Para esta dissertação, o conceito adotado envolve a aptidão das Instituições de Ensino Superiores Públicas (IESP) de gerar níveis máximos possíveis de valor social. Por sua importância para a administração e devido à relativa escassez de estudos sobre servidor técnico administrativo em IESPs, este estudo trata da dimensão de recursos humanos, contida na capacidade administrativa das IESPs, tendo como foco os elementos que compõem essa dimensão e seus indicadores. O objetivo foi propor um modelo de avaliação da capacidade administrativa que possibilite medir o desenvolvimento humano das IESP, evidenciando possíveis problemas, os quais comprometem o princípio da eficiência do serviço público. A metodologia utilizada para atender ao objetivo foi dividida em três etapas: na primeira foi realizado um levantamento bibliográfico que serviu de base documental para as etapas seguintes, na segunda foi realizada a identificação dos modelos de avaliação com base no levantamento realizado anteriormente e, na terceira, seguindo critérios abordados no referencial teórico, foi organizado um modelo geral para aplicação em IESPs. O modelo geral proposto possui indicadores que em conjunto medem os nove elementos que compõem a dimensão recursos humanos, contido na teoria de capacidade administrativa. A aplicação do modelo geral permite fornecer dados quantitativos a respeito do instrumental aplicado ao corpo técnico administrativo das IESPs, possibilitando assim uma avaliação do nível de desenvolvimento da dimensão de recursos humanos contida na capacidade administrativa. O modelo geral é apresentado com base nas traduções dos elementos e interpretações dos indicadores realizadas apenas pelo autor, para aprimorar a relação dos elementos com seus indicadores foi realizada uma validação dos fatores com pessoas especialistas na área, não relacionadas à pesquisa. Logo, o modelo oferece à comunidade acadêmica um conjunto de indicadores não financeiros com uma abordagem delimitada e relacionada aos elementos específicos da dimensão pesquisada.
The concept of administrative capacity has different dimensions, covering several areas of study of management science. For this dissertation, the concept adopted involves the ability of Public Higher Education Institutions (IESP) to generate maximum levels of social value. Because of its importance to the administration and the relative scarcity of studies on technical administrative server in the IESPs, this study deals with the human resources dimension, contained in the administrative capacity of the IESPs, focusing on the elements that make up this dimension and its indicators. The objective was to propose a model of evaluation of the administrative capacity that makes it possible to measure the human development of the IESPS, highlighting possible problems, which compromise the principle of efficiency of the public service. The methodology used to meet the objective was divided into three stages: in the first stage a bibliographical survey was carried out, which served as a documentary basis for the following stages; in the second stage, the evaluation models were identified based on the previous survey and the In the third step, following the criteria covered in the theoretical framework, a general model for the application of IESPs was organized. The proposed general model has indicators that together measure the elements that make up the human resources dimension contained in the theory of administrative capacity. The application of the general model allows quantitative data to be provided on the instruments applied to the IESP administrative staff, thus enabling an evaluation of the level of development of the human resources dimension contained in the administrative capacity. The general model is presented based on the translations of the elements and interpretations of the indicators performed only by the author. In order to improve the relationship between the elements and their indicators, a validation of the factors with specialists in the area was done, not related to the research. Therefore, the model offers the academic community a set of non-financial indicators with a delimited approach and related to the specific elements of the dimension surveyed.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11137
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