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Título: Roteirização de Veículos em Centros Urbanos: uma Proposta de Modelo Matemático Aplicado ao Serviço de Delivery Com Bicicletas
Autor(es): VIEIRA, R. L. S.
Orientador: CARDOSO, P. A.
Data do documento: 1-Abr-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: VIEIRA, R. L. S., Roteirização de Veículos em Centros Urbanos: uma Proposta de Modelo Matemático Aplicado ao Serviço de Delivery Com Bicicletas
Resumo: crescimento das cidades tem tornado o transporte urbano de carga um grande desafio. É possível perceber que o ritmo de crescimento da infraestrutura viária urbana é menor do que o crescimento do número de veículos e de pessoas, de forma que os impactos negativos como congestionamento do trânsito, poluição e acidentes são cada vez mais impactantes. Um dos serviços de transporte que mais cresce nas cidades é o serviço de delivery, principalmente o de alimentos, sendo muito comum vermos motocicletas sendo utilizadas para fazer as entregas. Um importante conceito que surgiu para tratar da interação entre as pessoas e o meio ambiente urbano é o conceito de City Logistics, que sugere o uso de transporte urbano ambientalmente amigável. Neste sentido, o uso de bicicletas para o serviço de delivery surge como uma opção para reduzir os impactos negativos. Neste trabalho foi adaptado e implementado um modelo matemático de programação e roteirização de veículos aplicado ao serviço de delivery considerando o uso de bicicletas para fazer as entregas. Foi utilizado o software Cplex para rodar 48 cenários, onde foi possível demonstrar que o modelo pode ser resolvido de forma ótima para pequenas instâncias.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11153
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