Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11181
Título: GESTOS DE DESENHO EM LINHAS DE FUGA: Estratégias na construção do desenho performativo na Arte Contemporânea
Autor(es): FIRMINO, A. C. S.
Orientador: RICARDO MAURÍCIO
Data do documento: 23-Mai-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FIRMINO, A. C. S., GESTOS DE DESENHO EM LINHAS DE FUGA: Estratégias na construção do desenho performativo na Arte Contemporânea
Resumo: FIRMINO, Ana Cláudia de Sena. Gestos do desenho em linhas de fuga: estratégias na construção do desenho performativo na Arte Contemporânea. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória ES. Orientador: Prof. Dr. Ricardo Maurício Gonzaga. Esta pesquisa propõe pensar uma série de questões, inerentes ao desenho, que propicia estratégias à construção do desenho performativo na arte contemporânea. O uso do termo desenho performativo refere-se ao processo criativo que evidencia o gesto de desenhar do corpo do artista durante a ação do desenho, evidenciado através de proposições estratégias ligadas à projeção mental, considerando questões fenomenológicas que alteram a noção de projeto ao problematizá-lo dentro do espaço e tempo de ação. Para isso trata se o desenho detentor de linhas de fuga ou de ruptura, através da filosofia de Gilles Deleuze, para enxergar as mais diversas, variadas e até presumidas desconexas possibilidades do desenho, para além das concepções e técnicas tradicionais. O estudo é firmado em aportes teóricos de outros autores e análise de trabalhos artísticos que exploram a ação do corpo do artista na criação, com possibilidades de leitura de trabalhos numa óptica do gesto de desenhar, no sentido de fomentar proficientes diálogos. Palavras-chave: Arte contemporânea. Desenho Performativo. Gesto de desenhar. Corpo. Desenho.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11181
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.