Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11189
Título: A Contradição Entre As Súmulas Vinculantes Nº 20, 34, 37 e 51 à Luz da Teoria dos Precedentes
Autor(es): ARAUJO, M. C. Q.
Orientador: JEVEAUX, G. C.
Data do documento: 9-Mai-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ARAUJO, M. C. Q., A Contradição Entre As Súmulas Vinculantes Nº 20, 34, 37 e 51 à Luz da Teoria dos Precedentes
Resumo: O presente estudo propõe-se a analisar a incompatibilidade entre os fundamentos determinantes da Súmulas Vinculantes nºs 20, 34 e 51 quando comparados com os da Súmula Vinculante nº 37. Para tanto, no primeiro capítulo serão fixadas as premissas quanto aos fenômenos da compreensão, interpretação e aplicação no campo do Direito, almejando realizar a definição dos referenciais teóricos dentro da hermenêutica filosófica e operar a ponte com a hermenêutica jurídica a fim de obter subsídios para a análise da contradição apontada. Em seguida, no capítulo dois busca-se apresentar a evolução histórica dos precedentes no common law e no civil law e sua influência no direito brasileiro, bem como as características do sistema de precedentes adotado no Brasil, indicando os conceitos principais (ratio decidenci, obter dictum, stare decisis), prosseguindo, serão examinados os deveres de estabilidade, coerência e integridade positivados no Código de Processo Civil de 2015, e as técnicas de aplicação de precedentes do NCPC (distinguishing e overruling). Ao fim, a incongruência entre as rationes decidendis das súmulas vinculantes indicadas será esmiuçada e apreciada sob o enfoque do princípio da isonomia e à luz da segurança jurídica, trazendo a análise de recentes julgamentos do Supremo Tribunal Federal, com aplicação ou afastamento das súmulas de modo incoerente. Palavras-chave: Súmulas Vinculantes. Contradição. Compreensão. Interpretação. Aplicação. Ratio decidendi. Stare decisis. Coerência. Estabilidade. Integridade. Isonomia. Segurança Jurídica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11189
Aparece nas coleções:PPGDIR - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_13256_Maria Clara Queiroz Araujo_versaofinal20190527-165908.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.