Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11270
Título: Otimização de Estruturas Treliçadas Geometricamente Não Lineares Submetidas a Carregamento Dinâmico.
Autor(es): MARTINELLE, L. B.
Orientador: ALVES, E. C.
Data do documento: 29-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MARTINELLE, L. B., Otimização de Estruturas Treliçadas Geometricamente Não Lineares Submetidas a Carregamento Dinâmico.
Resumo: Este trabalho trata da otimização de estruturas treliçadas com comportamento não linear geométrico submetidas a carregamento dinâmico. O problema de otimização formulado tem o objetivo de determinar a área da seção transversal das barras que minimiza a massa total da estrutura, impondo-se restrições sobre os deslocamentos nodais e as tensões axiais. Para resolvê-lo, foi desenvolvido um programa computacional na plataforma MATLAB®, utilizando os algoritmos do método dos Pontos Interiores e do método da Programação Quadrática Sequencial presentes no Optimization Toolbox. Foram incluídas rotinas para agrupamento de barras e para conversão da solução ótima obtida com uso de variáveis de projeto contínuas em valores comerciais de perfis tubulares. O elemento finito não linear de treliça espacial é descrito por uma formulação Lagrangeana atualizada. O procedimento de análise dinâmica não linear geométrica implementado combina o método de Newmark com iterações do tipo Newton-Raphson, sendo validado pela comparação com exemplos presentes na literatura. Exemplos de treliças planas e espaciais submetidas a diferentes tipos de carregamento dinâmico são resolvidos com a aplicação do programa computacional desenvolvido.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11270
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_13413_Dissertação - Larissa B. Martinelli - final.pdf4.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.