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Título: Construindo o pensamento filogenético na educação básica: materiais didáticos e formação para professores
Autor(es): LIMA, M. M.
Orientador: MANCINI, K. C.
Palavras-chave: Sistemática filogenética
Conhecimento pedagógico de conteúd
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LIMA, M. M., Construindo o pensamento filogenético na educação básica: materiais didáticos e formação para professores
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo contribuir para a inserção da prática pedagógica sobre a sistemática filogenética na formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas. Para tanto, foram utilizadas perspectivas teóricas de Vigotski e Shullman. A pesquisa foi desenvolvida dentro da proposta metodológica da pesquisa-ação e dividida em duas etapas: (1) Desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos para o ensino da sistemática filogenética; (2) Desenvolvimento e avaliação do impacto de uma ação pontual (Oficina) voltada para a formação do conhecimento pedagógico de conteúdo (CPC) de sistemática filogenética. A pesquisa teve como instrumentos de apreensão e produção de dados a aplicação de questionários e entrevista semiestruturada. Foi desenvolvido e avaliado o material "Árvore da vida", composto de: (1) "Construindo a árvore da vida", kit para montagem de cladogramas tridimensionais com possibilidade de rotação de eixos e (2) "Quiz árvore da vida", jogo de tabuleiro para revisão de conceitos em sistemática filogenética. Tanto o kit tridimensional quanto o jogo despertaram o interesse dos alunos do ensino médio, que se envolveram no assunto. Os materiais tiveram boa aceitação, tanto por parte da professora regente da turma e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência , como por parte dos alunos. Por sua vez, a oficina desenvolvida melhorou a compreensão geral em filogenia dos licenciandos, o que pode ser percebido não só pelas avaliações nos questionários conceituais, mas por seus comentários e reações. Além disso, a oficina influenciou a predisposição destes futuros professores em abordar o tema, sendo que ao final da mesma quase todos os participantes disseram se sentir preparados, ou parcialmente preparados, para trabalhar o assunto com alunos de ensino médio. Assim, consideramos que o uso de materiais tridimensionais, a abordagem dos erros mais comuns dos estudantes, além da explicitação da importância do tema nas aulas e a apresentação dos cladogramas enquanto ferramentas são pontos importantes a serem considerados no ensino da sistemática filogenética para alunos licenciandos em Ciências Biológicas, que irão futuramente abordar o assunto na educação básica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11308
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