Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11309
Título: Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências e biologia
Autor(es): Damasceno, Marina Sousa Manoel
Orientador: Mancini, Karina Carvalho
Palavras-chave: Aprender
Progressão
Data do documento: 27-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: DAMASCENO, Marina Sousa Manoel. Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências e biologia. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2019.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer e discutir as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) utilizadas pelos professores de Biologia do Espírito Santo, bem como seus desejos, dificuldades e facilidades ao utilizá-las. Além disso, a pesquisa analisa e disponibiliza diversas TDICs nesta área de conhecimento. Para isso, foram realizadas três frentes de trabalho: 1. questionários presenciais e on-line, onde os professores mostraram a realidade de suas escolas e aulas em relação às TDICs. Verificou-se que as escolas não estão preparadas e não preparam os seus profissionais para lidar com TDICs; muitos professores ainda são resistentes ao uso delas; a maioria dos professores reconhece uma aprendizagem significativa quando as TDICs são usadas. 2. Listagem e discussão das TDICs encontradas para Biologia. Explorando a web foram encontradas inúmeras possibilidades de TDICs no domínio da Biologia entre canais de vídeos, atlas e jogos digitais, webquests, blogs e portais de divulgações cientificas, que podem integrar o ensino em sala de aula. 3. Vivência de um mês (62 aulas) utilizando TDICs, onde foi possível inserir tecnologias variadas em 45 delas. Embora tenha havido algumas dificuldades na inserção da tecnologia digital para lecionar a Biologia, sempre que as TDICs estiveram presentes os alunos se envolveram com a temática da aula e mostraram que o aprendizado foi significativo e satisfatório. Mesmo com os diversos desafios ainda existentes, as TDICs podem (e precisam) ser incorporadas ao ensino biológico para que a aprendizagem se objetive significativamente, de forma progressiva e agradável aos alunos e professores.
The main objective in this current research was to investigate and to discuss the Digital Technologies of Information and Communication (DTICs) used by professors of Biology in Espírito Santo state, as well as their desires, difficulties and facilities when using them. Moreover, the research analyzes and provides several DTICs in this field of knowledge. For that, three work fronts were used: 1. On site questionnaires and on-line questionnaires, where teachers showed the reality of their schools and classes regarding to DTICs. It has been confirmed that schools are not prepared and do not prepare their professionals to deal with DTICs; many teachers are still resistant to their use; most teachers recognize meaningful learning when DTICs are used. 2. Listing and discussion of DTICs for Biology. A wide variety of possibilities have been found among video channels, atlases and digital games, webquests, blogs and scientific dissemination websites, which can integrate teaching in the classroom. 3. One month's experience (62 classes) using DTICs, where it was possible to insert varied technologies in 45 of them. Although there were some difficulties of insertion, such as unavailability of resources and lack of proper rooms to use them, and inefficiency of the WiFi network connections, whenever the DTICs were present the students got involved with the theme of the class and showed that the learning was effective. Even though with the range of issues and challenges, DTICs can (and need to be) incorporated into Biology teaching so that learning can be meaningful and effective, in a progressive and enjoyable approach for students and teachers.
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_13060_105-Marina Damasceno.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.