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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Aissa Afonso-
dc.date.accessioned2019-07-10T02:10:21Z-
dc.date.available2019-07-09-
dc.date.available2019-07-10T02:10:21Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/11331-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectCarnavalpor
dc.subjectPlasticidadepor
dc.subjectG.R.E.S. Boa Vistapor
dc.subjectCarnivaleng
dc.subjectPlasticityeng
dc.titleA plasticidade do enredo do grêmio recreativo escola de samba Independentes de Boa Vista : como o desfile traduz o texto em imagempor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc7-
dc.subject.br-rjbnMáscaraspor
dc.subject.br-rjbnCarnaval na artepor
dcterms.abstractA presente dissertação se propõe a analisara construção da plasticidade do desfile carnavalesco do Grêmio Recreativo de Escola de Samba Independentes de Boa Vista no ano de 2018. A agremiação situada no município de Cariacica participa da festa do Carnaval de Vitória desde 1975 e para o ano da análise, a Escola contou a história de Nelson Mandela com o enredo: sou Boa Vista... Sou Mandiba. O Canto de Igualdade Ecoa no Centenário de Mandela. Para tanto, buscamos a base teórica nos relatos de experiências com as Escolas de Samba carioca das autoras Cavalcanti (1995), Magalhães (1997) e Monteiro (2010), assim como demais autores que dialogaram com os apontamentos pesquisados. A fim de alcançar os objetivos deste projeto de pesquisa procuramos realizar um trabalho de triangulação que consistiu em analisar, identificar e conhecer os caminhos percorridos pela Escola de Samba Capixaba na construção de sua estética. Partimos da contextualização da história do surgimento das Escolas de Samba ainda no Rio de Janeiro em 1920 até seu surgimento na cidade de Vitória-ES. Os dados apresentados nesta pesquisa foram coletados através da observação participante e resultou em uma coleção de registros que vão desde entrevistas até imagens/fotografias. Ressaltamos que a pesquisa está delimitada à análise do processo de produção artística da agremiação de Cariacica e seus resultados apontam que o fazer estético da agremiação que se desdobrou em torno de atividades que envolvem múltiplos atores em um fazer colaborativo. Ao iniciar um desfile espera-se que as Escolas tenham fantasias e alegorias bem apresentáveis, que causem impactos visuais ao público e principalmente a comissão julgadora. Essa busca, em transformar o enredo em uma linguagem visual interpretativa garantiu a Boa Vista o vice-campeonato no desfile das Escolas de Samba do Carnaval de Vitória de 2018. A dimensão estética da estratégia, marcante no contexto da produção carnavalesca dialogou com outras formas organizacionais, como por exemplo, terceirização de mão-de-obra e espetacularização da festa. Assim, foi possível perceber que por meio da estética é possível mobilizar pessoas. O efeito normativo das regras dos desfiles também permeou as análises descritivas ficando a cargo da apreciação do documento que regulamenta e organiza o desfile. Diante disso, esperamos que ao final da pesquisa se obtenha uma compreensão sistematizada sobre as possibilidades colaborativas que se formam dentro desses espaços de produção artística. Assim como a afetividade que identificamos como um fator mediador que orienta e relaciona as pessoas no universo da festa do carnaval das Escolas de Samba capixaba.por
dcterms.abstractThe present dissertation proposes to analyze the plasticity construction of the carnival parade of the Grêmio Recreativo de Escola de Samba Independentes de Boa Vista in the year 2018. The association, located in the municipality of Cariacica, participates in the celebration of the Carnival of Vitória since 1975. For the year of analysis, the School brought as a Plot the story of Nelson Mandela: "I am Boa Vista ... I am Mandiba. The Equality Song Echoes in the Centennial of Mandela ". For that, the theoretical basis used was among other authors, CAVALCANTI (1995), MAGALHÃES (1997) who report the process of creation of carnival; and MONTEIRO (2010) that brings the perspective of the Carnival of the Samba Schools Carnival. In order to achieve the objectives of this research project, we seek to carry out a work of analysis, identification and knowledge of the paths taken by the Capixaba Samba School in the construction of its aesthetics. We start from the contextualisation of the history of the emergence of the Samba Schools, still in Rio de Janeiro in 1920, until its emergence in the city of Vitória-ES. The data presented in this research were collected through participant observation and gathered into a collection of records, interviews and images and photographs. We emphasize that the research is limited to the analysis of the artistic production process of the Cariacica group and its results point out that the aesthetic doing unfolded around activities that involved multiple actors in a collaborative construction of the Carnival Parade. The process of transforming the plot into a visual interpretive language guaranteed the Boa Vista the runner-up in the parade of the Samba Schools of the Carnival of Vitória in the year 2018. In view of all the analyzed data (Sounds and sambas-plot, fantasies, props and allegories) it is concluded that a School of Samba manages to translate its Story and synopsis that is not dispensable by means of fantasies, props and allegories in order to tell the proposed narrative. It is also concluded that the carnival of the association will be harmed if there is no collaborative work between the carnavalesco, School Directors and community, because the narrative of the proposed Story will not be told during the passage of the School in the Sambão do Povoeng
dcterms.creatorSantos, Cristina Gonçalves dos-
dcterms.formattexteng
dcterms.issued2019-07-09-
dcterms.languageporpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqArtespor
dc.publisher.courseMestrado em Artespor
dc.contributor.refereeMoraes, Antônio Carlos-
dc.contributor.refereeFreitas, Alexandre Siqueira de-
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