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Título: TRILHAS DO BRINCAR: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO COTIDIANO DA INFÂNCIA NO CAMPO
Autor(es): BUELONI, H. A. M.
Orientador: LOCATELLI, A. B.
Data do documento: 8-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BUELONI, H. A. M., TRILHAS DO BRINCAR: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO COTIDIANO DA INFÂNCIA NO CAMPO
Resumo: Objetiva sistematizar os jogos, brinquedos e brincadeiras produzidas por crianças moradoras das Comunidades Educativas Campesinas do Distrito de Nativo de Barra Nova, município de São Mateus, Norte do ES. Pretende refletir sobre a constituição dessas manifestações culturais lúdicas ocorridas em diversos ambientes de convivência bem como criar e disponibilizar essas práticas em um site institucional para colaborar com a visibilidade e afirmação da cultura local. A metodologia de trabalho foi construída no processo e no desvelar da pesquisa com orientação etnográfica e apoiada nos estudos de cotidianidade de Michel de Certeau (2014), nas reflexões sobre jogos, brincadeiras e brinquedos e no conceito de cultura lúdica de Gilles Brougère (2002; 2010) e em perspectivas sobre criança, brinquedo e Educação de Walter Benjamin (2009). Reúne, ao longo da pesquisa, os jogos e brincadeiras praticados pelos grupos e revela como se dão as relações entre esses elementos e a influência da cultura local sobre eles. Através das trilhas percorridas presenciamos o fazersaber das crianças que usavam entre outros elementos a imaginação, brinquedos e objetos da rotina diária das famílias em suas aventuras do brincar. Encontra na investigação elementos da cultura cotidiana imbricados nos jogos e nas brincadeiras como os acordos as tensões, alegrias e descobertas que aconteciam de forma dinâmica e constante nos modos de fazer e criar a infância daquelas localidades. Percebe influências e referências sobre os modos de constituir as práticas locais que se apóiam em elementos de práticas externas a vida e ao trabalho dos campesinos. Através construção do site institucional, perspectiva o fortalecimento do sentimento de pertença das crianças e dos adultos que integram as Comunidades Educativas Campesinas participantes bem como a visibilidade das práticas locais. Palavras Chave: Infância. Cotidiano. Brincadeira.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11335
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