Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11354
Título: Ensino de Geometria e Perspectiva: Um Olhar pelas Fotografias
Autor(es): SILVA, L. J. F.
Orientador: WROBEL, J. S.
Data do documento: 6-Set-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, L. J. F., Ensino de Geometria e Perspectiva: Um Olhar pelas Fotografias
Resumo: Essa pesquisa traz elementos da Geometria Projetiva para uma sala de aula do 3º ano do Ensino Médio, através de fotografias e arte. Para isso, apresentamos um relato histórico do surgimento da Geometria Projetiva, a partir do 5° postulado de Euclides e suas mais variadas tentativas de demonstrá-lo, passando pelas proposições de novos conceitos geométricos, até chegar à formalização desta e de outras geometrias. Também destacamos ponderações em documentos oficiais sobre o ensino de uma nova geometria para os alunos da educação básica da rede estadual do Espírito Santo (ES). Aplicamos a sequência didática em uma escola estadual do ES e analisamos os impactos na aprendizagem dos alunos, concluindo que a discussão na sala de aula e a produção artística própria dos alunos pode ter facilitado a compreensão dos entes matemáticos trabalhados nas aulas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11354
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_13489_Dissertação de Mestrado - Lenise Fassini.pdf9.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.