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Título: A Interatividade no Facebook enquanto fonte de informação estratégica para a comunicação dos processos seletivos do Ifes
Autor(es): Valadão, Gabriel Aguiar
Orientador: Souza, Rose Mara Vidal de
Data do documento: 25-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Diante da emergência de novas formas de comunicação suscitadas pela Internet, cabe às organizações adequarem as suas mídias ao contexto múltiplo e dialogal do ciberespaço. Este trabalho, então, objetivou o levantamento das principais dúvidas a respeito dos processos seletivos para cursos técnicos do Ifes provenientes da página de Facebook do Instituto, a fim de propiciar subsídios informacionais para a melhoria dos procedimentos de comunicação dos certames. Com abordagem quali-quantitativa, a pesquisa, do tipo descritiva, realizou uma análise de conteúdo das mensagens privadas recebidas pelo Instituto no supracitado site de mídias sociais. Foram investigadas 248 mensagens, concernentes ao período de julho de 2017 a junho de 2018, que continham dúvidas a respeito das etapas e regras dos processos seletivos. Foi possível elencar os principais questionamentos dos candidatos, além de traçar os perfis desse público em relação à distribuição geográfica, idade e gênero. Assim, o estudo pôde culminar em seu produto técnico, o manual “Divulgação dos processos seletivos para cursos técnicos: guia prático”, que visa orientar os servidores da área de comunicação do Ifes quanto às campanhas de ingresso realizadas por meio do Facebook. Mediante conteúdos customizados, resultantes da relação direta com os seus seguidores, a instituição é capaz, proativamente, de facilitar o entendimento dos editais e tornar mais favorável a participação dos inscritos na elaboração de um manual norteador para as divulgações dos processos de seleção para cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em sua página no Facebook.
Given the emergence of new forms of communication brought about by the Internet, it is up to organizations to adapt their media to the multiple and dialogical context of cyberspace. This work, therefore, aimed at raising the main doubts about the selection processes for technical courses of Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) from the Facebook page of the Institute, in order to provide informational subsidies to improve the communication procedures of the events. With a qualitative-quantitative approach, the research, of the descriptive type, carried out a content analysis of the messages received by the Institute in the referred social media. A total of 248 messages were investigated, covering the period from July 2017 to June 2018, which contained doubts about the stages and rules of the selection processes. It was possible to list the main questions of the candidates, in addition to outlining the profiles of this public in relation to the geographical distribution, age and gender. Thus, the study was able to culminate in its technical product, the manual “Divulgação dos processos seletivos para cursos técnicos: guia prático” (Disclosure of selective processes for technical courses: practical guide), which aims to guide the employees of the communication area of Ifes regarding the advertising of the events on Facebook. Through customized content, resulting from the direct relationship with its followers, the institution is able, proactively, to facilitate the understanding of the notices and to make more favorable the participation of the enrolled ones.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11373
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