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Título: Trilhas de aprendizagem com foco em competências : uma abordagem metodológica para aplicação no poder judiciário
Autor(es): Souza, Adriano Moreira de
Orientador: Oliveira, Marilene Olivier Ferreira de
Coorientador: Costa, Thiago Dias
Data do documento: 28-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O cenário criado pela globalização desafia a sociedade, empresas e governos à implementação de mudanças quer sejam sociais, econômicas e políticas. As transformações exigem inovadores modelos de gestão, novos instrumentos e metodologias, vislumbrando que os gestores e servidores públicos se adequem as transformações na sociedade globalizada. As inovações impulsionadas pelos avanços das tecnologias configuram-se em desafios e ao mesmo tempo, em oportunidades para a reforma e a democratização da gestão pública, que enfrenta as crescentes demandas, que exigem mais eficiência do Estado e requer serviços públicos com mais qualidade, desempenho e competência. Essa realidade estabelece urgência para soluções dinâmicas, na tarefa fundamental, de mapear e diagnosticar as lacunas nos processos produtivos, e a partir dessa identificação disponibilizar meios e instrumentos que auxiliem a administração pública a inovar suas estratégias e métodos de melhorias no desempenho dos servidores públicos. Nesse sentido, depara-se com a necessidade da adoção de diretrizes públicas para nortear a formação e aperfeiçoamento técnico dos servidores fundamentado nas melhores práticas sugeridas pela ciência, como a gestão por competências que pode auxiliar na construção de um modelo para aprendizagem. Nesse contexto, o Problema reside na existência de grande número de lacuna nas competências e desempenho dos servidores públicos, sem grandes motivações para incrementar melhorias e qualificação profissional, muitas vezes, pautado na estabilidade legal ou em virtude dos métodos de treinamento ortodoxos que não produzem resultados esperados. Desse modo surge a questão de viabilizar a elaboração de um modelo de trilhas de aprendizagem seguindo a descrição de Le Boterf através da implementação da metodologia de decomposição comportamental de Cortegoso. O objetivo principal foi avaliar a pertinência do modelo de objetivos finalísticos de ensino de Cortegoso para a construção de trilhas de aprendizagem no contexto do Cartório do Tribunal objeto de estudo. Em termos teóricos a pesquisa foi respaldada nos pressupostos da Administração Pública, Gestão por Competência e Programas de Ensino como subsídios para elaboração de modelos de Trilhas de Aprendizagem. Quanto aos métodos e procedimentos, foi utilizada a abordagem qualitativa, descritiva, com pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação de caráter exploratório. A coleta de dados foi efetivada com observação in loco em órgãos de Cartórios do Tribunal objeto do estudo. Também foram aplicados questionários estruturados e testados, a versão final composta de (11) questões, com total de (35) participantes distribuídos nos Cartórios do Tribunal que compõe a amostra. As informações coletadas foram tratadas através do viés da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as trilhas de aprendizagem descritas por Le Boterf podem ser desenvolvidas pelo método de decomposição de Cortegoso, apresentando evidencias de viabilidade para o desenvolvimento de competência e minimização de lacunas de desempenho, através de ações de aprendizagem, direcionadas a práxis de servidores públicos do Poder Judiciário. A partir dos resultados da pesquisa, como produto tecnológico foi elaborado projeto de metodologia para desenvolvimento de trilhas de aprendizagem com foco em competência, baseado no método de decomposição comportamental de Cortegoso, produto que se pretende aplicável no âmbito do Poder Judiciário nacional.
The scenery created by the globalization challenges the society, companies and governments the implementation of changes wants are social, economic and politics. The transformations demand innovative administration models, new instruments and methodologies, glimpsing that the managers and public servants are adapted the transformations in the society globalized. The innovations impelled by the progresses of the technologies are configured in challenges and at the same time, in opportunities for the reform and the democratization of the public administration that it faces the crescents demands, that requires more efficiency of the State and it requests public services with more quality, performance and competence. That reality establishes urgency for dynamic solutions, in the fundamental task, of to map and to diagnose the gaps in the productive processes, and starting from that identification to make available means and instruments that aid the public administration to innovate their strategies and methods of improvements in the acting of the public servants. In that sense, she comes across the need of the adoption of public guidelines to orientate the formation and technical improvement of the servants based in the best practices suggested by the science, as the administration for competences that it can aid in the construction of a model for learning. In that context, the Problem lives in the existence of great gap number in the competences and acting of the public servants, without great motivations to increase improvements and qualification professional, a lot of times, ruled in the legal stability or because of the orthodox training methods that they don't produce expected results. He gave way the subject appears of making possible the elaboration of a model of learning trails following the description of he Reads Boterf through the implementation of the methodology of decomposition behavior of Cortegoso. The main objective went to evaluate the pertinence of the model of objectives finalistic of teaching of Cortegoso for the construction of learning trails in the context of the Registry offices of the Tribunal study object. In theoretical terms the research was backed in the presuppositions of the Public Administration, Administration for Competence and Programs of Teaching as subsidies for elaboration of models of Trails of Learning. As for the methods and procedures, the approach qualitative, descriptive was used, with research bibliographical, documental and research-action of exploratory character. The collection of data was executed with observation in loco in organs of Registry offices of the Tribunal object of the study. They were also applied structured questionnaires and tested, the final version composed of (11) subjects, with total of (35) participants distributed for Registry offices of the Tribunal that composes the sample. The collected information were treated through the inclination of the content analysis. The results demonstrated that the learning trails described for he Reads Boterf can be developed by the method of decomposition of Cortegoso, presenting evidences of viability for the competence development and minimization of acting gaps, through learning actions, addressed the praxis of public servants of the Judiciary Power. Starting from the results of the research, as technological product methodology project was elaborated for development of learning trails with focus in competence, based on the method of decomposition behavior of Cortegoso, product that is intended applicable in the extent of the national Judiciary Power.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11374
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