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Título: Implementação do modelo de otimização da política de reabastecimento para transportes rodoviários de carga: aplicação da metodologia de pesquisa-ação
Autor(es): Britto, Gabriella Lopes de
Orientador: Cruz, Marta Monteiro da Costa
Data do documento: 25-Abr-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Dentre os custos logísticos, os custos com transportes representam de um a dois terços dos custos totais. O transporte rodoviário é um dos mais simples e eficientes dentre os modais, porém apresenta altos gastos devido a significância no custo do óleo diesel e seu alto consumo. No Brasil o transporte de cargas e pessoas concentra-se no modo rodoviário. Dentro desse contexto e analisando a literatura existente, este trabalho tem o objetivo de utilizar o aplicativo de política de reabastecimento de combustível, no serviço de transporte de carga a fim de reduzir os gastos de uma empresa fabricante de alho do estado do Espírito Santo. O aplicativo tem como função determinar a política de reabastecimento ótima no transporte entre a fábrica e seus consumidores, levando em consideração a variação nos preços dos combustíveis nos diferentes postos de abastecimento. Para conduzir esta implementação na empresa, foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação com o objetivo de que os participantes dessa pesquisa estejam envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Dentro os testes feitos com o aplicativo juntamente com o caminhoneiro os resultados encontrados possibilitaram a criação de uma nova política de reabastecimento com redução de 30% nos custos de combustível na empresa.
Among the logistical costs, transport costs represent around 30% of the total costs. Road transport is one of the most simple and efficient one of the modal but presents high expenses due to significance high consumption and diesel level price. In Brazil, the transportation of freight and people focused on the road. Within that context and analyzing the existing literature, this work presents the use of political refueling application in order to reduce the expenses of a company manufacturer of garlic in the State of Espírito Santo, Brazil. The application has to determine the optimal refueling policy in transportation between the factory and its consumers, taking into account the variation in the price of fuel in different stations. To conduct this implementation in the company, the research-action methodology was used in order to involve the company in a cooperative and participatory way. The tests made with the application together with the company truck driver made possible to create a new refueling policy that saved 30% fuel costs in the company.
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URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11392
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