Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11394
Título: Estabilidade de agregados em resposta à aplicação de biochars em solos de pastagens degradadas do sul do Estado Espírito Santo.
Autor(es): SANTOS, D. A.
Orientador: PASSOS, R. R.
Data do documento: 28-Mai-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTOS, D. A., Estabilidade de agregados em resposta à aplicação de biochars em solos de pastagens degradadas do sul do Estado Espírito Santo.
Resumo: O Brasil apresenta extensas áreas agrícolas degradadas, sendo que boa parte destas áreas são representadas por pastagens em avançado estagio de degradação. A degradação das pastagens é caracterizada pela perda de vigor e produtividade forrageira, sem possibilidade de recuperação natural, que afeta a produção e o desempenho animal em função de manejos inadequados dos recursos naturais, inclusive o solo. A matéria orgânica do solo exerce papel importante na manutenção da sustentabilidade do sistema agrícola em regiões tropicais. Assim materiais condicionadores de solos à base de resíduos orgânicos possuem a possibilidade de melhorar as condições edáficas de áreas degradadas. Neste sentido a aplicação de biochars torna-se uma alternativa para a recuperação de solos sob pastagens degradadas. Diante do exposto, o objetivo do trabalho será estudar as alterações causadas ao solo, sobretudo em sua estrutura, através da avaliação de seus agregados após a aplicação de diferentes tipos e doses de biochars sob o efeito de ciclos de umedecimento e secagem.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11394
Aparece nas coleções:PPGPV - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6627_Danilo Andrade Santos.pdf2.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.