Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11407
Título: Efeito dos substituintes p-fenil nas propriedades luminescentes de novos complexos de európio(III) e gadolínio(III) com hidrazidas
Autor(es): Brandão, Samira Gomes
Orientador: Luz, Priscilla Paiva
Palavras-chave: Lantanídeos
Hidrazida
Efeito do substituinte
Data do documento: 17-Mai-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Novos complexos de lantanídeos (Eu3+ e Gd3+) com hidrazidas foram sintetizados com sucesso e o efeito do substituinte p-fenil dos ligantes nas propriedades luminescentes do íon Eu3+ foi avaliado. Foi obtido cristal do complexo Gd-amino e sua estrutura foi elucidada por difratometria de raio-X em monocristal, revelando que o íon Gd3+ está centrado em uma geometria molecular trigonal prismática triencapuzada distorcida. A espectroscopia na região do infravermelho e a estrutura elucidada confirmaram hidrazidas atuando como ligantes bidentados ligando-se aos íons Ln3+ através do oxigênio do grupo carbonila e do nitrogênio da amina terminal, formando um anel de cinco membros. O CHN indicou as fórmulas moleculares [Gd(amino)4(H2O)](NO3)3·(C2H5OH) e [Eu(toluic)3(H2O)3](NO3)3, sendo que o complexo de Gd3+ teve sua estrutura confirmada pela difração de raio-X em monocristal. Foram observadas energias de T1 mais baixas para ligantes p-substituídos por grupos com maior capacidade de doação de elétrons e maior força de oscilador, tais como p-OH e p-NH2. Em contraste, maiores tempos de vida e eficiências quânticas foram obtidos para os complexos do íon Eu3+ com substituintes p-H e p-CH3, que não são grupos desativadores e nem fortes osciladores.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11407
Aparece nas coleções:PPGQUI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_13281_Ata Samira Gomes Brandao.pdf587.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.