Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11408
Título: PRÁTICAS AMBIENTAIS: UM DIÁLOGO ENTRE SABERES
Autor(es): FORRECHI, C. R.
Orientador: ROCHA, S. M. S.
Coorientador: COSTA, E. G.
Data do documento: 22-Abr-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: FORRECHI, C. R., PRÁTICAS AMBIENTAIS: UM DIÁLOGO ENTRE SABERES
Resumo: A pesquisa busca analisar como a educação ambiental é abordada no projeto Mãos que Fazem que é desenvolvido na escola EMEF Pedra Torta, município de Águia Branca ES, com o propósito de investigar o desenvolvimento de práticas ambientais sob uma perspectiva transformadora e da totalidade da formação do indivíduo. Bem como a relação do projeto no que tange a construção da educação socioambiental dos educandos, tendo em vista que as atividades desenvolvidas vão além do espaço escolar. A metodologia utilizada consistiu de uma pesquisa qualitativa. Pesquisamos os documentos oficiais que regulamentam a Educação Ambiental; observamos o desenvolvimento das atividades aplicadas no projeto Mãos que Fazem, analisamos os aspectos pedagógicos, curriculares e ambientais. Levantamos os principais elementos da Pedagogia de Projetos e verificamos em que medida o projeto Mãos que Fazem dialoga com as premissas dessa metodologia. Os resultados para um projeto desenvolvido que não se encontra nos moldes da Pedagogia de Projetos, contudo que apresenta resultados favoráveis na para a construção socioambiental e a formação de estudantes partindo do viés da Educação Ambiental defendida pela PNEA e PEEA que permitem compreender um novo olhar sobre a práxis ambiental educativa. Palavras-chave: Ensino Fundamental. Sustentabilidade. Práticas pedagógicas. Educação Ambiental.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11408
Aparece nas coleções:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_13139_112 - Cinthia Ronconi Forrechi.pdf2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.