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Título: Educação, práxis emancipatória e crise do capital
Título(s) alternativo(s): Education, emancipatory praxis and capital crisis
Autor(es): Souza, Rafael Bellan Rodrigues de
Palavras-chave: Pseudoconcreticidade
Crise do Capital
Education
Capital Crisis
Pseudoconcreticity
Data do documento: Jun-2016
Resumo: O contexto de crise estrutural do capital intensifica a barbárie social e potencializa a aparência fenomênica reificada da realidade, trazendo novos desafios para a educação emancipatória. Como práxis, o processo de conhecimento revolucionário dado pelo método dialético formulado por Marx necessita ser colocado no horizonte da luta de um movimento de massas, em que o trabalho torna-se eixo central na batalha contra o capital a favor da emancipação humana. Aponta-se neste artigo que a educação é o órgão social capaz de cultivar a consciência positiva dos homens nesse engajamento, desde que busque a catarse e a consequente desreificação da pseudoconcreticidade.
The context of structural crisis of capital intensifies the social barbarism and potentiates the reified phenomenal appearance of reality, bringing new challenges to the emancipatory education. As a practice, the revolutionary process of knowledge given by the dialectical method formulated by Marx needs to be placed on fighting horizon of a mass movement, in which the work becomes central axis in the battle against capital in favor of human emancipation. It is pointed out in this paper that education is the governing body able to cultivate positive awareness of men in this engagement, since it seeks catharsis and the consequent desreified of pseudoconcreticity.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11446
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