Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1153
Título: Sentidos que emergem do/circulam no trabalho docente na educação infantil
Autor(es): Paulino, Verônica Belfi Roncetti
Orientador: Côco, Valdete
Data do documento: 2014
Resumo: Este estudo focaliza a constituição do trabalho docente na Educação Infantil (EI), tomando como referência o cenário da EI articulado ao campo profissional, vinculado às especificidades da EI, na indissociabilidade do educar e do cuidar, no contexto de transformações do sistema educativo e da expansão da oferta da EI. Perspectiva compreender os sentidos que emergem do/circulam no trabalho docente na EI das auxiliares de creche e professoras que atuam com crianças de zero a três anos, quando mediadas por um processo de formação. É sustentado pelos pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos vinculados aos referenciais do trabalho docente e da formação no campo da educação infantil, com base numa configuração dialógica da compreensão. Articula essa ancoragem à pesquisa de abordagem qualitativa por meio dos procedimentos metodológicos de observação participante e entrevistas, tendo como campo de estudo a experiência de uma instituição de Educação Infantil. Os resultados demonstram tensionamentos entre formação continuada e vivência profissional, estendendo-se às profissionais docentes em situação funcional díspar diante da perspectiva pedagógica da indissociabilidade do educar e do cuidar. Os sentidos que emergiram e circularam, a partir das rodas de conversa propostas nesta pesquisa, abrangem a complexidade do trabalho docente na EI, configurado por lógicas hierárquicas no exercício da docência. Tais fundamentos incidem na diluição de um trabalho educativo pautado no compromisso pedagógico e na formação das crianças, pois, da forma como vêm sendo ampliadas e flexibilizadas as contratações, intensificam a fragilidade da função docente, no que tange à formação mínima exigida em lei para atuar na EI quanto na formação continuada.
This study focuses on the constitution of teaching in Child Education (CE), with reference to the scenario of CE articulated to the professional area, linked to characteristics of CE, in the inseparability of educating and caring, from the context of changes in the education system and the expansion of the supply of CE. Focuses on understanding the meanings that emerge from / circulating within the teaching in CE of childcare workers and teachers who work with children aged zero to three years, when mediated by a training process. It is supported by theoretical-methodological bakhtinian linked to the references the teaching work and formation in the field of early childhood education, based on a grasp of the dialogical setting. It articulates this anchorage to qualitative research through methodological procedures of participant observation and interviews, having as study field the experience of an institution of Early Childhood Education. The results demonstrate tensioning between continued formation and professional experience, extending to professional teachers in disparate functional position front of pedagogical perspective of the inseparability of educating and caring. The meanings that emerged and circulated from the conversation groups proposed in this research to include the complexity of teaching work in CE, set by hierarchical logics in the teaching profession. Such foundations focus on dilution of an educative work based on pedagogical commitment and the formation of the children, because the way hires are being magnified and made more flexible, is at the same time intensifying the fragility of the teaching role, in terms of the minimum qualification required by law to work in CE as well as in continued formation.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1153
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sentidos que emergem do/circulam no trabalho docente na educação infantil.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons