Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1232
Título: Adequação e verificação de procedimentos para determinação de mercúrio em amostras de fígado e rim de rato utilizando a técnica CV-GF AAS
Autor(es): Santos, André Eliziário dos
Orientador: Athayde, Geisamanda Pedrini Brandão
Coorientador: Jesus, Honério Coutinho de
Data do documento: 2014
24
Resumo: O mercúrio é um elemento que ainda necessita constante monitoramento devido sua capacidade tóxica em concentrações em níveis de traço com possibilidade de contaminação e exposição por uma variedade de formas e compostos presentes no ambiente. Esse estudo possuiu como objetivo a obtenção de um procedimento simplificado e eficiente para a determinação de teores de mercúrio em tecidos de rato Wistar a partir da otimização de um método de determinação, utilizando um sistema de geração de vapor frio acoplado a espectrometria de absorção atômica com forno de grafite (CV-GF AAS). Houve a comparação entre métodos de digestão, comparação de métodos de amalgamação, otimização, verificação do método a partir da obtenção de figuras de mérito e análise de amostras de fígado e rins de ratos tratados com exposição crônica ao mercúrio. Os resultados comprovaram que o método de digestão em bloco digestor, a utilização de amalgamação por recobrimento de tubo em ouro em conjunto com rede de ouro e adição pré-análise à solução de simeticona e isopropanol apresentou os melhores resultados, com teores de recuperação médios entre 92 e 114 %, viabilizando a utilização do procedimento proposto.
Mercury is an element that still needs constant monitoring because it is highly toxic at trace-level concentrations, with possibility exposure and contamination by a variety of forms present in the environment. Thus, the aim of this work was adapt and verify a simple and efficient procedure for mercury determination in Wistar rat tissues using cold vapor generation, pre-concentration in graphite furnace and analysis by atomic absorption spectrometry (CV-GF AAS). They were made comparison of amalgamation methods, procedure optimization, verification of merit figures and analysis of liver and kidneys of chronically treated rat. The best results were obtained using the hot block digestion method as sample pre-treatment and gold coated tube combined with and net of gold for amalgamation. It was necessary to use dichromate, isopropanol and simeticone pre-analysis. Procedure accuracy was verified through recovery tests at five concentration (between 92 and 114 %), enabling the use of the proposed procedure.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1232
Aparece nas coleções:PPGQUI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.Andre Elizario dos Santos.texto completo.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons