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Título: Por trás dos muros da universidade : representações de estudantes sobre o sistema de reserva de vagas (cotas) e sobre os estudantes cotistas da UFES
Autor(es): Guasti, Maria Cristina Figueiredo Aguiar
Orientador: Drago, Rogério
Palavras-chave: Direito à educação
Educação e Estado
Ensino superior - Brasil
Programas de ação afirmativa na educação - Brasil
Representações sociais
Estudantes universitários
Data do documento: 28-Nov-2014
Resumo: Analisa as representações de estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) sobre o sistema de reserva de vagas (cotas) e sobre os estudantes cotistas. Desenvolve a análise a partir dos seguintes objetivos específicos: identificar os fatores que contribuem para a formação e a reformulação das representações sociais no que diz respeito ao ser estudante universitário; verificar se existem discrepâncias nas representações de cada grupo em relação aos itens abordados; caracterizar os componentes que constituem o sentimento de pertença ao grupo estudantes universitários e compreender como se desenvolvem as relações intra e inter grupos entre os estudantes cotistas e não cotistas da Ufes. Utiliza como metodologia estudo de caso único, com múltiplas unidades de análise, posto que participaram estudantes de diferentes cursos e centros de ensino. Realiza a coleta de dados por meio de entrevista em profundidade por ser consagrada para este tipo de pesquisa. O número de entrevistados baseou-se no critério de saturação. A sistematização dos dados se deu a partir da análise de conteúdo das entrevistas utilizando a Teoria das Representações Sociais. As categorias de análise foram criadas a partir de dois aspectos, os objetivos da pesquisa e as falas dos estudantes. Observa que o acolhimento dos estudantes cotistas bem como, do sistema de reserva de vagas, se deu inicialmente por meio da comparação entre as condições de concorrência no vestibular entre estudantes oriundos de escolas públicas e particulares; que o sentimento de pertença ao grupo estudantes universitários se concretiza mais em relação aos fazeres próprios da universidade do que em relação a qualquer outra condição vivida pelos estudantes, inclusive o ser ou não cotista. Aponta para novos temas a serem discutidos e modos de esclarecer os estudantes de escolas secundárias públicas sobre seus direitos em relação ao cumprimento da Lei nº 12.711, de 2012 que estabeleceu a reserva de vagas nas Instituições de Ensino Superior públicas no Brasil.
Analyzes the representations of students of the Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) on the system of vacant reserve (quotas) and on quota students. Develops the analysis from the following specific objectives: to identify the factors that contribute to the formation and reformulation of social representations with regard to being a university student; check if there are discrepancies in the representations of each group in relation to the items discussed; characterize the components that constitute the sense of belonging to the university students group and understand how to develop intra and inter groups between quota students and non-unitholders at Ufes. It is used as a methodology one single case study with multiple units of analysis, since it involved students from different courses and learning centers. Collects the data through in-depth interview to be devoted to this type of research. The number of interviewees was based on the criterion of saturation. The systematization of the data was from the content analysis of the interviews using the Theory of Social Representations. The categories were created from two aspects, the research objectives and the speeches of the students. Notes that the reception of quota students as well as the system of vacant reserve, initially drew by comparing between the conditions of competition in the entrance exam among students from public and private schools; that the sense of belonging to the group college students is realized more in relation to the university's own doings that in relation to any other condition experienced by students, including whether or not unitholder. Points for new themes to be discussed and ways to clarify students attending public secondary schools about their rights in relation to compliance with Law nº 12,711, 2012 that established the reservation of places in public higher education institutions in Brazil.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1357
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PPGP - Teses de doutorado

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