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Título: Sentidos da educação infantil para as famílias que buscam vagas nessa etapa da educação básica : ressonâncias na formação e no trabalho docente
Autor(es): Alves, Kallyne Kafuri
Orientador: Côco, Valdete
Palavras-chave: Educação infantil
Famílias
Trabalho docente
Formação
Data do documento: 28-Abr-2015
Resumo: Esta pesquisa desenvolve-se no campo da Educação Infantil (EI), considerando seu percurso de afirmação no cenário social, ecoando numa demanda crescente que agita a luta em busca de sua expansão. Focaliza os sentidos sobre a EI que emergem nas vozes dos familiares das crianças no contexto da fila de vagas para matrículas em uma instituição de EI da Grande Vitória. Para a composição deste estudo, utiliza metodologia de abordagem qualitativa do tipo exploratória, com procedimentos de observação, entrevista com familiares e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Instituição de EI. Para os registros e análises, além do diário de campo, foram utilizadas fotos realizadas nas filas de vagas para matrículas. Focaliza os sentidos sobre a EI com vistas a apresentar suas ressonâncias na formação e no trabalho docente. Alia-se à perspectiva teóricometodológica bakhtiniana de encontro com o outro, considerando a processualidade dos sentidos na constituição da realidade (BAKHTIN, 1993, 1997, 2006, 2010a, 2010b, 2011) articulados com o contexto das políticas educacionais (BALL, 2011, 2004, 2005) e a especificidade do campo da EI (ROSEMBERG, 1986, 1989, 1999, 2001, 2002a, 2002b, 2010). A partir dos sentidos dos familiares sobre essa etapa, analisa quatro eixos, tematizando as concepções sobre a EI e as motivações para matrículas, a estrutura física e serviços oferecidos às crianças e às suas famílias, o trabalho pedagógico e o trabalho docente no diálogo com a comunidade. Os resultados indicam que os sentidos dos familiares sobre a EI informam muitas entradas informativas que vão desde as relações com os profissionais da instituição às políticas públicas educacionais. Ressoam, a partir dos dados captados, quatro eixos de reflexão sobre a formação e a docência que dizem respeito às referências de instituição de EI na comunidade; às expectativas quanto à docência e quanto às aprendizagens na EI; à dimensão política no que se refere ao acesso das crianças nessa etapa; e à formação docente atenta às especificidades do trabalho com as crianças e seus familiares.
This research develops in the Field of early childhood education, considering its course of affirmation in the social scenario, echoing a growing demand stirring struggle in search of this expansion. Focuses on the meanings on the hey that emerge in the voices of family members of children in the context of vacancies for enrollment in an institution of the Grande Vitória, Brazil. For the composition of this study uses qualitative methodology of exploratory type, with observation procedures, interview recorded and authorized by the family and documental analysis of the Pedagogic Political Project the childhood education. For records and analyses, beyond the field journal, photos, were used in places queues for registrations. Focuses on these directions with a view to presenting these resonances meanings in training and teaching these resonances meanings in training and teaching work at childhood education. Combines the theoretical and methodological perspective with Bakhtin (1993, 1997, 2006, 2010a, 2010b, 2011) considering the process of the meanings in the constitution of reality, linked to the context of educational policies (BALL, 2004, 2005, 2011) and the specificity of the field from the childhood education (ROSEMBERG, 1986, 1989, 1999, 2001, 2002a, 2002b, 2010). From the directions of the family about this step, highlights four points that resonate in training and teaching work on childhood education, based on the design of the family about the childhood education and the motivations for registrations. Thus, whit reference to the institution discusses about the design of the physical structure and services offered to children and their families. As for the pedagogical work, focuses on the design of pedagogical work and the teaching, analyzes the conception of teaching work on childhood education and the achievements, progress and challenges of teaching work in dialogue with the community.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1521
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