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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Juçara Luzia-
dc.date.accessioned2015-11-12T12:48:04Z-
dc.date.available2016-06-24T06:00:07Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/1581-
dc.rightsopen accessen
dc.subjectImpresosspa
dc.subjectIntelectualesspa
dc.subjectEducational cinemaeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectJournaleng
dc.subjectIntellectualseng
dc.titleCinema e educação : modelos internacionais, impressos e intelectuais no Brasil no início do século XXpor
dc.typedoctoralThesisen
dc.subject.udc37por
dc.subject.br-rjbnEducaçãopor
dc.subject.br-rjbnIntelectuaispor
dc.subject.br-rjbnCinema na educaçãopor
dc.subject.br-rjbnCinema - Históriapor
dc.subject.br-rjbnPeriódicos - Educaçãopor
dcterms.abstractNesse estudo procuramos contextualizar o surgimento e circulação de modelos internacionais para o uso do cinema na educação e na escola nas primeiras décadas do século XX, bem como compreender como se deram os debates em torno da utilização do cinema educativo no ensino brasileiro, e quais representações da relação entre cinema e educação foram veiculadas por meio de escritos impressos. Partimos do pressuposto de que a circulação dessas ideias estava associada principalmente ao movimento de renovação educacional, compreensão que comprovamos na revisão bibliográfica ao encontrarmos reiteradamente a temática do cinema educativo no Brasil associada àquele movimento. Identificamos também outras experiências que merecem reconhecimento por seu papel no uso e difusão do cinema educativo. Concluímos que as ideias defendidas no Brasil sobre o cinema educativo nas escolas inspiravam-se em interpretações, experiências e apropriações europeias e estadunidenses. Dessa forma, a partir de novas e “modernas” práticas escolares, aqui compreendidas como práticas culturais, como o cinema educativo, acenava-se para a garantia da ampliação do acesso da população à educação, mote sempre repetido nas propostas de desenvolvimento e modernização. Para a consecução de nossos objetivos, estaremos nos fundamentando nos esquemas conceituais de Roger Chartier (1990, 1991, 2002, 2009) e Julia (2001).por
dcterms.abstractEn este estudio hemos tratado de contextualizar el surgimiento y movimiento de los modelos internacionales para la utilización del cine en la educación y en la escuela , durante las primeras décadas del siglo XX, así como entender como sucedieron los debates sobre el uso del cine educativo en la educación brasileña, y cuales representaciones de la relación entre el cine y la educación fueron vehiculadas a través de los escritos impresos. Suponemos que la circulación de estas ideas se asocia principalmente al movimiento de renovación educativa, lo cual podemos comprobar en la revision bibliográfica donde encontramos repetidamente el tema del cine educativo en Brasil asociada con ese movimiento. También identificamos otras experiencias que merecen ser reconocidas por su papel en el uso y la difusión del cine educativo. Llegamos a la conclusión de que las ideas defendidas en Brasil sobre el cine educativo en las escuelas se inspiraron en las interpretaciones, experiencias y créditos europeos y estadounidenses. Así, a partir de las nuevas prácticas escolares "modernas", aquí entendidas como prácticas culturales, como por ejemplo el cine educativo, este era el médio utilizado para garantizar el acceso de la población a la educación, lema siempre repetido em las propuestas de desarrollo y de modernización. Para obtener nuestros objetivos, estaremos basandonos en los esquemas conceptuales de Roger Chartier (1990, 1991, 2002, 2009) y Julia (2001).spa
dcterms.abstractThis thesis has as objective to contextualize the emergence and movement of international standards for the use of cinema in education and school in the early decades of the twentieth century, as well as understand as the debate about the meaning of cinema in education in were understood in Brazilian education, and what representations the relationship between cinema and education were given through printed writings. We assume that the circulation of these ideas was associated mainly to the movement of educational renewal, understanding that we proved in the literature review to repeatedly find the theme of educational cinema in Brazil associated with that movement. We also identify other experiences that deserve recognition for their role in the use and dissemination of educational cinema. We conclude that the ideas in Brazil on the educational film in schools were inspired in interpretations, experiences and European and US appropriations. Thus, from new and "modern" school practices, here understood as cultural practices such as educational cinema, waved to the security of the population's access to education, theme always repeated in the proposal development and modernization. To achieve our goals, we are basing on the conceptual schemes of Roger Chartier (1990, 1991, 2002, 2009) and Julia (2001).eng
dcterms.creatorPinheiro, Maria Adalgisa Pereira-
dcterms.dateSubmitted2015-03-30-
dcterms.formattext-
dcterms.issued2015-03-30-
dcterms.languageporen
dcterms.subjectCinema educativopor
dcterms.subjectCine educativospa
dcterms.subjectImpressospor
dcterms.subjectEducaciónesp
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqEducação-
dc.publisher.courseDoutorado em Educação-
dc.contributor.refereeGontijo, Cláudia Maria Mendes-
dc.contributor.refereeAraújo, Gilda Cardoso de-
dc.contributor.refereeMedeiros Neta, Olívia Morais de-
dc.contributor.refereeBusetto, Áureo-
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