Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2070
Título: Crônica de uma dispersão anunciada: as imagens da capela da Ordem Terceira da Penitência e da Igreja conventual de São Francisco de Vitória.
Autor(es): VALENTINA, A. A. D.
Orientador: PEREIRA, M. C. C. L.
Palavras-chave: CONVENTO DE SÃO FRANCISCO VITÓRIA-ES IMAGENS
Data do documento: 4-Mai-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: VALENTINA, A. A. D., Crônica de uma dispersão anunciada: as imagens da capela da Ordem Terceira da Penitência e da Igreja conventual de São Francisco de Vitória.
Resumo: A presente dissertação tem como escopo inventariar, estudar e localizar, quando possível, as imagens pertencentes ao convento de São Francisco de Vitória. É também nosso intento verificar a disposição original destas imagens, bem como suas migrações e transferências, analisando, para tanto, a presença franciscana na cidade de Vitória e suas implicações na religiosidade laica capixaba. Sendo assim, torna-se necessário estudar a história franciscana no Espírito Santo e em especial em Vitória, desde sua instalação, no século XVI, até o declínio da Ordem no final do século XIX, o que levou à demolição do convento. De grande relevância, nesse sentido, é a análise das relações entre os franciscanos e as associações religiosas laicas, e entre os franciscanos e o bispado, criado em 1895. Com a demolição do convento, as imagens originalmente localizadas na igreja de São Francisco, na capela dos Terceiros da Penitência de São Francisco e na capela de Nossa Senhora das Neves, construída nos terrenos dos franciscanos, foram dispersas. Muitas se perderam, mas de outras pudemos estabelecer o paradeiro graças a esta pesquisa. Além da investigação acerca do destino das imagens franciscanas, fundamental é também conhecer e analisá-las segundo sua relação com a religiosidade laica capixaba ao longo dos séculos, atentando para os poderes, funções e usos das imagens, notadamente nas procissões e festas religiosas. Com esse estudo, acreditamos contribuir para a revalorização do patrimônio histórico e artístico do Espírito Santo e também para o desenvolvimento de pesquisas sobre as imagens religiosas no estado.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2070
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3706__AndreaDellaValentinaDISSERTAÇÃO_FINAL.pdf12.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.