Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2098
Título: Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares: um estudo de caso sobre a construção do cânone de repertório de música brasileira.
Autor(es): COSTA, M. A.
Orientador: VERMES, V. M.
Palavras-chave: música brasileira
cânone de repertório
concursos de piano
Data do documento: 22-Abr-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: COSTA, M. A., Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares: um estudo de caso sobre a construção do cânone de repertório de música brasileira.
Resumo: Este trabalho visa discutir a possível formação de um cânone de repertório de música brasileira, especialmente no contexto do Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares, dialogando com os conceitos de cânone e memória, a fim de elucidar alguns aspectos envolvidos na construção do repertório pianístico brasileiro, e com os conceitos de campo autônomo e capital cultural para compreender em que medida os concursos podem contribuir neste caso. Para tanto, foram analisados os programas deste concurso com o objetivo de identificar o repertório de música brasileira apresentado pelos candidatos. A partir da constatação de um repertório pianístico hegemonicamente centrado nas obras do compositor Heitor Villa-Lobos, busca-se levantar e entender os diversos fatores que conformam tal panorama, desde a própria estética nacionalista até a inserção deste compositor no governo Vargas e suas implicações.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2098
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6411_Microsoft Word - Monumento Histórico_Paisagem e Lugar.pdf7.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.