Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2104
Título: Experiência expressiva: reflexões sobre a pintura de Willem de Kooning e Jorge Guinle Filho, contextos e linguagens.
Autor(es): LEITE, L. C. F. G.
Orientador: NEVES, A. E.
Palavras-chave: Expressionismo Abstrato
Abstração Lírica
Willem


Data do documento: 13-Ago-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LEITE, L. C. F. G., Experiência expressiva: reflexões sobre a pintura de Willem de Kooning e Jorge Guinle Filho, contextos e linguagens.
Resumo: O Expressionismo Abstrato, movimento de grande repercussão na década de 50, sobretudo nos Estados Unidos, iniciado pela vanguarda europeia do início do século XX, como nos esboços e pinturas informais de Kandinsky, associado à pintura emocional e intuitiva dos expressionistas alemães do Die Brucke, possui muito mais do que uma maneira de pintar ou um estilo, seu caráter libertário e introspectivo possibilita ao artista expressar seus sentimentos e sua personalidade atrelados aos contextos aos quais estão inseridos. Esta dissertação se propõe a analisar a experiência expressiva de dois pintores com uma linguagem essencialmente pessoal e despojada, que ressoou com grande força em diferentes momentos históricos, explorando suas características e o caráter vigoroso e particular desta modalidade de pintura. A escolha destes artistas se deve às afinidades encontradas em suas obras com trinta anos de afastamento entre o auge de suas produções, e a contribuição à pintura abstrata expressiva, Willem de Kooning na década de 50 como um dos principais artistas de vanguarda do Expressionismo Abstrato nos Estados Unidos, e Jorge Guinle Filho na década de 80 no Brasil, participando como um dos protagonistas da denominada volta à pintura, o que deste modo proporciona uma analogia que revela, além das similaridades e diferenças necessárias para compreender a ponte entre eles, o entendimento da poética da pintura abstrata expressiva ou informal, que intensamente fez parte da cena cultural brasileira dos anos 80. PALAVRAS-CHAVE: Pintura; Expressionismo Abstrato; Abstração Lírica; Willem de Kooning; Jorge Guinle Filho; Retorno da pintura.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2104
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6705_Dissertação Luiz Carlos Fernandes Gonçalves Leite.pdf6.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.