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Título: A cadeira de madeira torneada : objeto de desejo doméstico e produção moderna presente na obra "O importuno", de Almeida Júnior
Autor(es): Buzetto, Denise Maria Chane
Orientador: Cirillo, José
Data do documento: 6-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho aborda a temática pinturas de interiores, seu objeto de estudo é a presença da cadeira de madeira vergada, tipo Thonet, um objeto doméstico inserido na obra O Importuno, de José Ferraz de Almeida Júnior (1859-1899), como índice, uma contaminação do espírito modernista, uma presença de modernidade na obra deste pintor brasileiro do século XIX. A problemática surge da pergunta: quais as relações possíveis de serem estabelecidas a partir da verificação da presença de uma cadeira de madeira vergada que se torna ícone da modernidade, na obra de um pintor acadêmico? Portanto, o objetivo desta pesquisa é examinar a cadeira de madeira vergada, como objeto da modernidade, como objeto doméstico que está contido na pintura de interior na obra O Importuno, buscando estabelecer relações que possam colocá-la como uma intrusa modernista na obra acadêmica do pintor em estudo. A pesquisa é de caráter exploratório, assumindo a forma de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo de cunho qualitativo. Os dados foram coletados durante o período de maio de 2012 a janeiro de 2014, através de observação apreciação e análise do objeto de estudo na Exposição da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e principalmente, referências bibliográficas o levantamento contou com a contribuição de alguns autores que promovem a temática proposta, entre os quais: Marize Malta, em destaque; Karin Philippov; Jorge Coli; Phyllis Benet Oates, Gaston Bachelard, Fernando Novais e Rafael Cardoso Denis. O trabalho parte da concepção de objeto de desejo apresentado por Malta, relacionada à percepção dos demais autores sob o tema proposto pintura de interiores. Concluiu-se que a cadeira de madeira vergada presente na obra O Importuno se revela a partir do seu processo de produção moderna um possível indício de modernidade presente de maneira velada nesta obra de um pintor acadêmico, quase que uma intrusa na pintura. Palavras Chave: Moradia, Pintura de Interiores, Objeto de Desejo, Cadeira, Almeida Júnior.
This paper addresses the thematic paintings of interiors, its object of study is the presence of the chair bent wood type Thonet , an inserted object in domestic work The Annoying, José Ferraz de Almeida Júnior (1859-1899), as index, a contamination of the modernist spirit, a presence of modernity in the work of this Brazilian painter of the nineteenth century. The problem arises from the question: what are likely to be established from the verification of the presence of a bent wood chair relationships - which becomes icon of modernity in the work of an academic painter? Therefore, the aim of this research is to examine the chair bent wood as the object of modernity, as household object that is contained in the interior painting work on The Annoying, seeking to establish relationships that could put it as a modernist outsider in the academic work of painter studied. The research is exploratory in nature, taking the form of literature and field research , with a qualitative approach . Data were collected during the period from May 2012 to January 2014 through observation - assessment and analysis of the study object in the Exhibition Pinacoteca do Estado de São Paulo, and especially references - the survey included the contribution of some authors who promote the theme proposed, including: Marize Malta, Featured, Karin Philippov, Jorge coli, Benet Phyllis Oates, Gaston Bachelard, Fernando Novais and Rafael Cardoso Denis. The work of designing object of desire presented by Malta, related to the perception of the other authors under the theme - interior painting. It was concluded that the bent wood chair present in the work The Annoying is revealed from its modern production process of a possible indication of this modernity in veiled form in this work of an academic painter, almost an outsider in painting .
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2112
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