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Título: A criação e atuação da Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo e sua proposta de atualização das linguagens das artes plásticas (1976-1980)
Autor(es): Rosa, Magna Silva
Orientador: Lopes, Almerinda da Silva
Data do documento: 17-Abr-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a atuação da Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (GAP), criada no ano de 1976, e as suas contribuições para a ampliação do repertório das artes plásticas capixabas. Nesse eixo, analisamos o panorama socioeconômico e cultural espírito-santense, antes da federalização da Universidade e após a formação dessa instituição. Tal análise contrapõe e justifica as disparidades existentes entre as produções de artes plásticas dos eixos monopolizadores dos setores culturais brasileiros Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais em relação ao Espírito Santo, nos anos 1970. Nesses estados monopolizadores, já se debatiam naquele momento histórico a desmaterialização da obra de Arte, enquanto que no Espírito Santo as discussões estavam acontecendo em torno de uma produção artística baseada em um Modernismo tardio. Com a criação das galerias de Arte Estadual e a GAP, a primeira Galeria de Arte Universitária do Espírito Santo, houve a promoção e a presença de artistas no Estado, tais como: Rubens Gerchman, Regina Silveira e Julio Plaza que colaboram com as reflexões pertinentes ao conceitualismo e ao experimentalismo. Tudo isso foi de extrema relevância para o processo de renovação do cenário artístico cultural capixaba.
Cette recherche vise à analyser la contribution de la création de la Galerie d'art et de recherche de l'Université Fédérale de l‟Espírito Santo (GAP), créée en 1976 et dont le but était l‟élargissement et la "mise à jour" du répertoire de l‟art de l‟Espirito Santo. Cette réflexion concerne donc l‟analyse des perspectives socio-économiques et culturelles de l‟Espírito Santo avant la fédéralisation de l'Université et après la création de cette Institution. Cette analyse contraste et justifie les différences existentes entre les productions d'arts visuels des États qui monopolisent les secteurs culturels brésiliens – Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – et celles de l‟ Espírito Santo, dans les années 1970. En ce moment historique, ces états monopolisateurs discutaient déjà la dématérialisation de l'oeuvre d'art , tandis que dans l‟état de l‟Espírito Santo les discussions se déroulaient autour d'une production artistique fondée sur un «modernisme tardif". Avec la création de la Galerie d'art de l‟État et celle de la GAP, la première galerie d'art Universitaire de l‟Espírito Santo, il y a eu la promotion et la présence, dans l'état, d‟artistes tels que Rubens Gerchman, Regina Silveira et Julio Plaza qui ont proposé des réflexions importantes concernant le conceptualisme et l'expérimentation. Tout cela a été très important pour le processus de renouvellement de la scène artistique culturelle capixaba
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2124
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