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Título: Publicações artísticas : uma reflexão sobre publicações como arte pública em Vitória
Autor(es): Tonini, Juliana Colli
Orientador: Ribeiro, Gisele Barbosa
Palavras-chave: Publicações artísticas
Texto e arte
Arte em Vitória/ES
Arte pública
Artistic publications
Text and art
Art in Vitória/ES
Public art
Data do documento: 3-Jul-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho pretende refletir sobre as publicações que se configuram como espaço expositivo e público no campo da arte, com base em uma investigação de propostas artísticas que lidam com a veiculação da linguagem escrita no contexto da arte na cidade de Vitória Espírito Santo entre as décadas de 1970 e 2010. Se a década 1960 é marcada por grandes transformações no campo da arte e no estatuto do objeto artístico, a partir desse período torna-se característica da prática artística contemporânea a participação do artista no debate crítico, onde se dá o deslocamento de seu discurso para o interior da poética do trabalho como parte constitutiva da materialidade da proposta artística. Nossa hipótese se fundamenta, portanto, no argumento de que a produção artística em Vitória, durante esse período entre 1970 e 2010, gerou trabalhos que problematizam seu modo de exposição e circulação, através da utilização da escrita em publicações consideradas como arte. Para tanto, investigamos as relações entre texto e trabalho de arte, sob a perspectiva das manifestações que utilizam a escrita, considerando especificamente as influências de práticas conceituais tanto no contexto brasileiro quanto na produção global. Analisamos ainda o campo da arte como campo discursivo que se configura como um espaço público de debates e reflexões, onde a própria noção de público é constantemente discutida. Por fim, buscamos propostas de artistas atuantes no contexto de Vitória, a partir de 1970, que investem nas relações da arte com a linguagem escrita apresentadas em publicações com múltiplos exemplares. Como resultado, apresentamos e analisamos algumas dessas propostas, considerando como funcionam nos moldes de um site de arte. Enquadrar essas práticas como publicações artísticas permite revê-las sob nova perspectiva, estabelecendo relações com a história e a crítica de arte, e principalmente, pensar a arte e o lugar do artista em outras concepções e territorialidades, para além dos paradigmas impostos pela história hegemônica, o mercado e os modelos tradicionais de exposição da arte como em galerias e museus.
This work aims to study those publications that characterize as public exhibition spaces in the art field, based on an investigation over artistic proposals that deal with the propagation of the written language in an art context in Vitória – Espírito Santo (Brazil), between the decades of 1970 and 2010. If the 1960’s are known for great transformations in the territory of art including the changes on the status of the artistic object, since then it has become characteristic of the contemporary practice the participation of the artist in the critical discussions provoking the displacement of its speech towards the work’s poetics as a constitutive part of the materiality of the artistic proposal. Our hypothesis is based on that the artistic context in the city of Vitória during this period, between 1970 and 2010, produced pieces of work that questioned the exhibition and circulation traditional models, through the use of writing in publications considered as art. Therefore, we investigated the relationships between text and work of art, under the perspective of manifestations that employ writing, considering specifically the influences of conceptual practices both in the Brazilian and global production contexts. The field of art is analyzed as a discursive arena that configures itself as a public space for debates and reflections, where the notion of “public” itself is constantly questioned. Lastly, the proposals of artists active in the city of Vitória, since 1970, which invest in the relationships between art and written language – presented in multiple copy publications – is researched. As the result, it is presented and analyzed some of these proposals, considering how they work within the frame of art as a site. Framing these practices as artistic publications allow us to review them under a new perspective, establishing relationships with history and art criticism, and most importantly to rethink art and the place of the artist through other conceptions and territorialities, beyond the paradigms forced by the hegemonic history, the market and the traditional models of exhibiting art such as in galleries and museums
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2134
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

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