Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2136
Título: Teatralização e carnavalização : a manipulação fotográfica de David Lachapelli
Autor(es): Spagnol, Eliane
Orientador: Lopes, Almerinda da Silva
Data do documento: 3-Set-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho propõe uma investigação sobre a manipulação de fotografias. Durante a pesquisa pretendeu-se estudar e refletir sobre o assunto como meio de expressão artística na contemporaneidade e de linguagem fotográfica atual, a qual não é focada somente na captura da imagem e sim em toda a construção anterior e posterior ao momento da foto. Com a análise de fotografias do americano David LaChapelle, pretende-se evidenciar como o artista utiliza-se da manipulação para criar imagens que questionam a sociedade e, ao mesmo tempo, despertam ambiguidade. Também se procurou entender quais são as relações que se estabelecem com o espectador que é convidado a ver essas imagens, nas quais são acrescentadas camadas de ilusão e que, mesmo alteradas, são a prova de algo que existiu no passado. Com recursos de teatralização e carnavalização, entre outras formas de manipulação, o fotógrafo cria fantasias e desperta desejos nos espectadores.
This paperwork proposes an investigation about photo manipulation. During the research it is intended to study and reflect about these photos as a mean of contemporary artistic expression and current photographic language, which is not only focused on capturing the image, but also in all its previous and subsequent construction up to the time of the photo. By using David LaChapelle’s photographs analysis, it is wanted to show how the artist uses manipulation to create images that questions society and awakes ambiguity. It is also intended to understand the relations between the viewer and these images in which are added layers of illusion, that even manipulated, are the proof that in the past there was something there. With dramatization and carnivalization, and other kinds of manipulations, the photographer compels to the viewers fantasy and desire.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2136
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9234_A fotografia manipulada de DLC.pdf9.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons