Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2140
Título: Atividade Docente: implicações étnico-formativas
Autor(es): SILVA, F. H.
Orientador: Barros, M. E. B. de
Palavras-chave: Formação de professores
Ética
Pesquisa
Experiência
Data do documento: 26-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, F. H., Atividade Docente: implicações étnico-formativas
Resumo: Este trabalho aborda a relação entre a atividade docente, formação e ética no âmbito de algumas experiências de pesquisa na Educação, a partir da interlocução com a literatura, a filosofia, narrativas dos professores, diários de campo e relatórios de pesquisa. Os temas se relacionam ao longo do texto para compor algumas diretrizes para uma avaliação dos modos de intervenção nos processos de trabalho nas escolas e na experiência de pesquisa, considerando a produção de espaços dialógicos de análise dos processos de trabalho. A temática da formação trata da relação entre processos em curso nas escolas e processos que apontam para a perspectiva da análise coletiva dos processos de trabalho. A ética é trazida como perspectiva de avaliação dos efeitos que certas séries de práticas têm produzido, tanto em relação ao professor quanto ao pesquisador. A experiência do pesquisar atravessa e constitui a relação entre a atividade docente, formação e ética. A questão metodológica ganha nesse sentido grande importância nessa tentativa de inflexão nos processos de trabalho e de formação. Ressaltamos assim, o caráter processual e codependente da relação do pesquisar e da atividade do professor, a formação do pesquisador e do professor naquilo (e por aquilo) que fazem. E inspirados em Bergson, convocamos a intuição como método de elaboração e modulação de uma ciência do real e do vivo, exatamente por sua dimensão processual - fabricação e invenção.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2140
Aparece nas coleções:PPGE - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5166_FABIO HEBERT DA SILVA.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.