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Título: O trabalho docente universitário em análise do ponto de vista da atividade : tessituras de vidas em uma Universidade Federal brasileira
Autor(es): Rosemberg, Dulcinéa Sarmento
Orientador: Barros, Maria Elizabeth Barros de
Data do documento: 28-Nov-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Trata-se de pesquisa de tese que coloca em análise o trabalho docente universitário do ponto de vista da atividade laboral. A entrada no campo empírico foi norteada pelos seguintes eixos: discutir como estão sendo engendrados os modos de produção da vida em meio aos processos de trabalho na universidade; conhecer os efeitos das formas de organização e gestão do trabalho na vida docente; analisar as relações que emergem do e no desenvolvimento das atividades de trabalho; colocar em discussão os sentidos que os professores atribuem à sua atividade de trabalho. Utiliza, como referencial teórico-metodológico, os princípios da Clínica da Atividade e da Autoconfrontação. As imagens de cenas do trabalho, produzidas pelos próprios docentes, tornaram-se dispositivos dos movimentos dialógicos no e com o grupo de referência do estudo. Os participantes da pesquisa, ao analisarem o próprio trabalho a partir de registros imagéticos, entendem que não podem eximir-se dos debates acerca daquilo que vem diminuindo a potência de ação nas universidades federais. Apostam, portanto, nos espaços coletivos de análises do trabalho, visando à ampliação do seu poder de agir, entre outras ações, que implicam a produção de estratégias para potencializar o valor incontestável do fazer docente universitário em meio aos desafios contemporâneos. Nessa direção, emergiram pistas, propostas e encaminhamentos para que outros modos de viver-trabalhar na Ufes sejam produzidos.
Il s’agit d’une recherche de doctorat qui s’intéresse au travail des enseignants universitaires du point de vue de leur activité laborieuse. L’entrée dans le champ empirique s’est orientée par les axes suivants: discuter de la façon dont les modes de production de la vie sont engendrés parmi les processus de travail à l’université; connaître les effets des formes d’organisation et de gestion du travail sur le quotidien des enseignants; analyser les relations qui émergent du (et dans le) développement des activités de travail; mettre en discussion les sens que les professeus attribuent à leur activité de travail. Les principes de la Clinique de l’Activité et de l’Autoconfrontation ont constitué le cadre théorico-méthodologique de cette recherche. Les images des scènes de travail produites par les enseignants eux-mêmes sont devenues des dispositifs servant aux mouvements dialogiques dans (et avec) le groupe de référence de l’étude. Après avoir eux-mêmes analysé leur travail à partir des images enregistrées, les participants à la recherche comprennent qu’ils ne peuvent pas s’exempter des débats autour de ce qui diminue le pouvoir d’action des universités publiques nationales. Ils comptent donc sur la création d’espaces collectifs d’analyse du travail, dans le but de potentialiser leur action, et sur d’autres solutions qui aboutissent à la production de stratégies qui puissent faire reconnaître la valeur indiscutable de l’activité des enseignants universitaires face aux défis contemporains. Ces réflexions ont produit des pistes, des propositions et des délibérations pour produire d’autres formes de vivre-travailler à l’Université Fédérale d’Espírito Santo.
It is about thesis research that puts in question the university's teaching from the point of view of labor activity. Get into the empirical field, It was guided by the following points: to discuss how they are being engendered modes of production of life among the working processes at the university, to know the effects of forms of organization and management of teaching work in life, to analyze the relationships that emerge in, and on the activities work and development, putting into question the way that teachers give to their work activity. Uses, as reference theoretical and methodological principles of Clinical Activity and the self-confrontation. The images of the scenes from the work produced by the teachers themselves, it has become devices in dialogical movements with and reference of the study group. The research's participants in analyzing their own work from pictorial records, they understand that they can not exempt himself from debates about what is diminishing the power of action in the federal universities. They believe, therefore, in the spaces of collective analysis of work, aiming to increase its power to act, among other actions, involving the production of strategies to enhance the undeniable value of doing a university teacher among the contemporary challenges. In this direction, clues emerged, proposals and other modes of living and working at Ufes, being produced.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2142
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