Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2145
Título: Fotografia e interação: modos de apresentação do adolescente e da escola no ciberespaço
Autor(es): ZANIN, L. F.
Orientador: REBOUCAS, M. L. M.
Palavras-chave: Fotografia
Semiótica
Redes sociais
Data do documento: 2-Out-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ZANIN, L. F., Fotografia e interação: modos de apresentação do adolescente e da escola no ciberespaço
Resumo: A tecnologia da informação abriu caminhos para o compartilhamento das imagens e informações, proporcionando novas formas de sociabilidade por meio das chamadas redes sociais digitais. Dentro desse contexto, este trabalho propõe compreender os sentidos presentes nas fotografias de adolescentes nos álbuns do Orkut e os modos como a escola é apresentada pelos adolescentes nesses álbuns e na própria rede social digital, considerando os álbuns do Orkut como portadores de significações a partir das articulações que apresentam, sincretizadas nas linguagens que o formam: verbal e visual. Apresenta como referencial teórico os estudos atinentes à análise do discurso que permeiam a Semiótica Discursiva e os estudos acerca do regime de visibilidade e os regimes de interação e sentido propostos por Eric Landowski, dentre outras reflexões pertinentes à sociossemiótica. Reflete sobre o poder da imagem fotográfica e seu caráter de veridicção, e sobre questões inerentes à construção da identidade/alteridade por meio das práticas sociais vividas no ciberespaço.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2145
Aparece nas coleções:PPGE - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5999_LARISSA FABR%CDCIO ZANIN.pdf10.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.