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Título: As narrativas de professoras reencantadas pela educação ambiental : rede de formação tecida no/com o cotidiano
Autor(es): Ferreira, Nadja Valéria dos Santos
Orientador: Ferreira, Martha Tristão
Data do documento: 4-Mai-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender a constituição de um movimento instituinte de professoras de uma escola pública municipal localizada no distrito de Xerém, Duque de Caxias (RJ), que aponta para o que pode ser definido como autoformação coletiva e continuada, que traz em seu bojo princípios da Educação Ambiental. A forma processual como se apresenta tem como diferencial trazer uma Educação Ambiental com potencial emancipatório, ancorada na solidariedade, na dialogicidade e na ação coletiva, deflagradora de uma prática pedagógica e política, na Educação de Jovens e Adultos, que privilegia a inter e a transdisciplinaridade. Privilegia-se nesta pesquisa a produção narrativa de professoras de EJA e os processos identitários marcantes dos sujeitos praticantes do distrito de Xerém. A ação coletiva se ampara na cultura e se reflete na complexificação da ideia de uma Ecologia de Saberes que reflete o ambiente em que vivem e convivem os diversos sujeitos. Caminha-se pelos princípios da Cartografia como metodologia para narrar as histórias das professoras praticantes junto a seus educandos e suas educandas a partir da produção de dados que permitiram reencontrar saberes invisibilizados traduzidos em práticas socioambientais
The objective of this research is to understand the constitution of an instituting movement of teachers from a public school located in Xerém district, Duque de Caxias (RJ), which points what can be defined as self-collective and continuous, emerged into the principles of Environmental Education. The procedural form as it stands has the distinction of bringing an Environmental Education emancipatory potential, anchored in solidarity, in the dialog and in the collective action, triggered by an educational practice and policy, in the Youth and Adult Education, which focuses on inter and transdisciplinarity approaches. The focus of this research was the production of adult education teacher’s narrative, and the outstanding identity processes of the practitioners in the district of Xerém. Collective action to seek refuge in culture and is reflected in the complexity of the idea of an Ecology of Knowledge that reflects the environment they live and live the various subjects. The methodology chosen was guided by cartography to tell the stories of practicing teachers with their students from the production of data that allowed rediscover invisible knowledge translated into social and environmental practices
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2148
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