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Título: A leitura literária em espaços não escolares e a universidade : diálogos possíveis para novas questões na formação de professores
Autor(es): Carvalho, Letícia Queiroz de
Orientador: Foerste, Erineu
Palavras-chave: Formação de Professores
Data do documento: 19-Nov-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A pesquisa tem como objetivo o ensino de literatura na formação de professores, no que diz respeito às relações estabelecidas entre a Universidade e os espaços não escolares, a partir da crença no viés social da literatura e da leitura que não se configura apenas no interior do ambiente escolar, perpassando, pois, nossas relações e práticas sociais (BENJAMIN, 1996; FREIRE, 1987, 1996). Buscam-se responder questões como: é possível estabelecermos diálogos entre a literatura trabalhada na Universidade e a literatura vivida em espaços não escolares? Que professor de Literatura e Língua Portuguesa pretende-se formar nos cursos de graduação? Que mudanças poderiam ser realizadas nos estágios supervisionados de Letras-Português e Pedagogia a partir da inserção da leitura literária em projetos sociais que extrapolam o universo escolar? Para desenvolver esta pesquisa, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, cujo foco centra-se na observação participante, com intervenção e com algumas particularidades da pesquisa-ação. Nossas ações investigativas aconteceram por meio de oficinas literárias com graduandos de Letras e Pedagogia, em espaços não formais de educação asilos, casas de passagem, casas de cultura e outros espaços que nos permitiram um movimento exotópico (BAKHTIN, 2000, 2010) a partir da articulação entre as diferenças advindas dessas práticas de leitura e as questões provocadoras de uma redefinição da profissionalidade docente (NÓVOA, 1992, 2002, 2009; ZEICHNER, 1997, 2000, 2008). Os resultados apontam para a reformulação dos estágios supervisionados devem estar pautadas em debates que promovam a integração do professor de Literatura em qualquer espaço social que permita seu movimento consciente e responsável de participação na cultura.
The research presents as its main point the teaching of literature in teacher development. It tells about the relationship between the University and nonschool spaces. It starts from the belief in the social aspects of literature and reading that not only sets in within the school environment, showing therefore our relations and social practices (BENJAMIN, 1996; FREIRE, 1987, 1996). We seek to answer questions like: is it possible to establish dialogues between literature at the University and the one that exists in non school spaces? What kind of Portuguese Language and Literature teacher we aim to form in graduation courses? What changes could be made during supervised periods in both Portuguese and Pedagogy courses from the insertion of literary reading in social projects that go beyond the school environment? To develop this research, it was chosen the qualitative research methodology, which focuses participant observation and intervention and also with some peculiarities of action research methodology. Our investigative actions occurred in literary workshops with graduation students of Literature and Pedagogy, in non formal education spaces - nursing homes, group homes, and other cultural centers - places that allowed us an outside movement (BAKHTIN, 2000, 2010) coming from the articulation of differences among these reading practices which showed provoking issues for a redefinition of teaching as a profession (NÓVOA, 1992, 2002, 2009; ZEICHNER, 1997, 2000, 2008). The results indicate the reformulation of supervised periods should be guided by discussions that should promote the integration of the literature teacher in any social space which allows any conscious and responsible movement while participating in culture
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2153
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