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Título: Processo avaliativo de tutores a distância em um curso de Pós-Graduação e reflexões sobre mudanças de condutas
Autor(es): Nunes, Vanessa Battestin
Orientador: Albernaz, Jussara Martins
Palavras-chave: Tutor a distância
Avaliação
Melhoria
Tutor reflexivo
Data do documento: 3-Dez-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Foi analisado neste trabalho o processo de avaliação da tutoria a distância, em um curso de pós-graduação, com reflexões sobre mudanças de condutas ocorridas. Trata-se de um estudo de caso referente ao curso de pós-graduação em Informática na Educação do CEAD/Ifes. Um processo de avaliação foi construído neste contexto, podendo ser adaptado a outras realidades. Nosso foco foi o tutor a distância, importante ator no processo de aprendizagem dos alunos. Pesquisas bibliográficas e documentais e a participação dos alunos e da equipe do curso contribuíram para gerar quatro versões do processo avaliativo. Foram analisados os instrumentos criados, que permitiram a avaliação dos tutores a distância por vários olhares (alunos, professores, tutores presenciais e autoavaliação), além de outros métodos de acompanhamento: por meio de recursos virtuais (especialmente pelo ambiente de aprendizagem Moodle) e reuniões presenciais (individuais, de disciplina e encontros de equipe). O processo avaliativo visava auxiliar os tutores a distância a compreenderem melhor sua função no curso e identificar falhas em sua atuação, buscando melhorias e favorecendo, assim, a tomadas de consciência e a constituição de um tutor reflexivo. Buscamos analisar, de forma quantitativa e qualitativa, o desempenho dos tutores a distância nas disciplinas do curso, o impacto do processo avaliativo em sua atuação, as dificuldades e problemas encontrados durante o seu percurso, mudanças de conduta observadas, resistências e avanços. Fizemos uso de análise do conteúdo, triangulações e de método estatístico. Entrevistas também foram realizadas com um grupo de tutores selecionado. Tanto para construção do processo avaliativo, como para realização das análises, recorremos aos teóricos nos quais nos baseamos, especialmente: Piaget (tomada de consciência), Vygotsky (mediação na ZDP), Freire (diálogo e afetividade), Moore (distância transacional), Reis (avaliação 360 graus), Alarcão (escola reflexiva), Belloni (avaliação educacional) e Lück (gestão participativa). Chegamos a resultados satisfatórios que apontam que houve contribuições do processo avaliativo na melhoria do desempenho dos tutores a distância do curso e abrem novas perspectivas de estudo.
It was analyzed in this work the evaluation process of distance tutoring in a postgraduate course, with reflections about conduct changes occurred. This is a case study for the postgraduate course in Informatics in Education of CEAD/Ifes. An evaluation process was built in this context and can be adapted to other realities. Our focus was the distance tutor, an important actor in the students learning process. Bibliographic and documentary researchs and the participation of students and the course team contributed to generate four versions of the evaluation process. We analyzed the instruments created, which allowed the evaluation of distance tutors for different looks (students, teachers, presential tutors and self-assessment), as well as other monitoring methods: through virtual resources (especially by the Moodle learning environment) and face meetings (individual, discipline and team). The evaluation process aimed to help the distance tutors to better understand their role in the course and identify gaps in their work, seeking improvements and favoring thus awakenings and the constitution of a reflexive tutor. We analyze, in a quantitative and qualitative manner, the performance of distance tutors in the course disciplines, the impact of the evaluation process in their activities, the difficulties and problems encountered during their journey, conduct changes observed, resistances and advances. We used content analysis, triangulation and statistical method. Interviews were also conducted with a selected group of tutors. For construction of the evaluative process and to perform the analyzes we used, especially, the theories related to the constructivist and socio-historical conception of education. We achieved results that show that the evaluation process has contributed in improving the performance of distance tutors of the course, as: in the constitution of the tutor, in forming a reflective tutor, in the students monitoring, in supporting the knowledge construction of students, in communication with these and with team members, among others. Moreover, this work opens new perspectives for future study.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2157
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