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dc.contributor.advisorPinel, Hiran-
dc.date.accessioned2016-08-29T11:03:48Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T11:03:48Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2168-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectEducação: Avaliação: Testes Padronizados em Educaçãopor
dc.subjectDiáspora do conceito - Mobilidadepor
dc.subjectExclusão: Etnia, Bilinguismo e Culturapor
dc.subjectBilinguismo e culturapor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectGlobalização - Norte e Sul globaispor
dc.subjectEducation - Assessmenteng
dc.subjectStandardized testseng
dc.subjectDiaspora due to scores - Mobilityeng
dc.subjectExclusion: Ethnic, Bilingualism and Cultureeng
dc.subjectBilingualism and cultureeng
dc.subjectResistenceeng
dc.subjectGlobalization - Global North and Southeng
dc.subjectEducación: Evaluación: Pruebas estandarizadas en educaciónspa
dc.subjectDiáspora del concepto - Movilidadspa
dc.subjectExclusión: Etnia, Bilinguismo y culturaspa
dc.subjectResistenciaspa
dc.subjectGlobalización: Norte y Sur globalesspa
dc.titleEsperando o superman : da diáspora do conceito e sua produção de diferenças e de resistências em escolas no Norte e Sul globaispor
dc.typedoctoralThesisen
dc.subject.udc37-
dc.subject.br-rjbnEducação - Avaliaçãopor
dc.subject.br-rjbnExclusão socialpor
dc.subject.br-rjbnGlobalização - Aspectos sociaispor
dcterms.abstractVivências no Norte e Sul Globais, inspiradas pela Pedagogia Comparada e na Fenomenologia, são apresentadas tendo como personagens pais, alunos e professores em escolas públicas estadunidenses e brasileiras. A narrativa tem como foco a diáspora que ocorre por causa dos conceitos dados às essas escolas por meio de Testes Padronizados, impostos aos alunos, nesses Sistemas de Educação. Em decorrência dessa diáspora uma busca por escolas de categoria A, melhores ou mais ricas apontam-se as produções de diferenças, estigmas étnico-raciais, de exclusão e a manutenção do pós-colonialismo, do epistemicídio do Norte em relação ao Sul e das relações implícitas entre opressor/oprimido. Relata-se sobre as Charter-Schools estadunidenses, sobre os Testes Padronizados nos Estados da Florida e Texas, bem como da Prova Brasil e suas implicações na Educação Brasileira. Além da produção das diferenças, pontuam-se também as insurreições e resistências advindas dos resultados, ora positivos ora negativos, dos mecanismos nacionais de avaliação, bem como da Diáspora do Conceito.por
dcterms.abstractExperiences in in Global North and Global South schools, inspired by Comparative Pedagogy and Phenomenology, having as main characters parents, students and teachers from North American and Brazilian schools are presented in this dissertation. The focus of this manuscript is on the diaspora, which occurs due to the scores attributed to these schools through the administration of standardized tests imposed to the students by the system of education. Because of this diaspora - a never-ending search for " category A", "better" or "richer" schools - one may point out the emergence of segregation, ethnic-racial stigmas, exclusion, and the maintenance of post-colonialism and the epistemicide of the North in relation to the South and also the implicit relationships between oppressor/oppressed. The North American Charter Schools, the standardized examinations from the states of Florida and Texas, as well as the "Prova Brasil" and its implications in Brazilian education are reported here. Besides the production of differences, the insurrections and resistances caused by the results of these tests, positive or negative, provided by national assessment instruments as well as by the Diaspora of Scores are also mentioned.eng
dcterms.abstractVivencias en el Norte y Sur Globales se presentan inspiradas en la Pedagogía Comparada y en la Fenomenología, y tienen como personajes a padres, alumnos y profesores en escuelas públicas estadounidenses y brasileñas. La narrativa se enfoca en la diáspora provocada por las conceptualizaciones que se otorgan a esas escuelas a través de pruebas estandarizadas impuestas a los alumnos, en esos Sistemas de Educación. Como consecuencia de la mencionada diáspora –La búsqueda de escuelas de categoría «A», «mejores», o «pudientes» – se evidencia la producción de diferencias, de estigmas étnico-raciales, de exclusión así como la conservación del pos-colonialismo, del epistemicidio del Norte en relación al Sur y de las relaciones implícitas entre opresor/oprimido. Se hace referencia, asimismo, a las «Charter-Schools» estadounidenses, sobre las pruebas estandarizadas en los Estados de Florida y Texas, así como de la «Prova Brasil» y sus implicancias en la Educación Brasileña. Además de la producción de diferencias, se observan las insurrecciones y resistencias acaecidas por los resultados, sean positivos o negativos, de los mecanismos nacionales de evaluación, así como de la Diáspora del Concepto.spa
dcterms.alternativeWaiting for Superman : on the diaspora due to scores and its production differences and resistenceseng
dcterms.alternativeA la espera de un Superman : sobre la diáspora del concepto y su producción de diferencias y de resistencias en escuelas en el norte y sur globalesspa
dcterms.creatorPorto, João Luiz Simplício-
dcterms.formattext-
dcterms.issued2013-08-23-
dcterms.languagepor-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducação-
dc.publisher.courseDoutorado em Educaçãopor
dc.contributor.refereeMettrau, Marsyl Bulkool-
dc.contributor.refereeVictório Filho, Aldo-
dc.contributor.refereeRibeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.refereeDrago, Rogério-
dc.contributor.refereeCola, César Pereira-
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