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Título: Educação estética no ensino médio integrado : mediações das obras de arte de Raphael Samú.
Autor(es): Chisté, Priscila de Souza
Orientador: Foerste, Gerda Margit Schutz
Palavras-chave: Educação estética
Ensino médio integrado
Data do documento: 29-Nov-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A tese em questão estabelece uma relação entre os campos da educação, arte, estética e trabalho. Investiga a Educação Estética no Ensino Médio Integrado (EMI) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Guarapari e tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a Educação Estética de jovens nessa modalidade de ensino mediada pela arte, aqui representada pela obra de Raphael Samú, pintor, mosaicista, escultor e gravador, atuante no Espírito Santo. Como objetivos específicos, o presente trabalho busca problematizar o EMI, analisar a prática da Educação Estética nos cursos de Eletromecânica e Administração e contribuir com a construção de uma abordagem que colabore com a Educação Estética dos jovens que integram os referidos cursos. Para compreender esse campo educacional de estudo, esta tese estabelece um diálogo com as publicações e produções teóricas relacionadas com a Educação Estética, Juventude e EMI. Esse diálogo encaminha a investigação até as teorias de Karl Marx, Adolfo Sánchez Vázquez e Lev Semenovith Vigotski. Relaciona-se com Marx, quando aborda seus estudos sobre a estética e, mais especificamente, suas reflexões quanto ao embrutecimento dos sentidos provocado pela sociedade capitalista. A partir de Vázquez, procura ampliar as discussões sobre a estética iniciada por Marx e, com Vigotski, entra em contato com importantes considerações que associam a vivência estética ao campo da educação. Destaca os aspectos próprios da estética e da Educação Estética e suas relações diante dos desafios impostos pela sociedade contemporânea. Na busca de compreender os alunos integrantes da pesquisa, investiga as concepções sobre juventude com ênfase na teoria de Vigotski que considera os jovens para além de seus conflitos e das mudanças corporais, biológicas, ou seja, sujeitos inseridos ativamente na sociedade, capazes de compreender a realidade em suas múltiplas determinações. Tem como metodologia a pesquisa qualitativa exploratória de cunho bibliográfico e a pesquisa-ação. Como procedimentos para a produção de dados, utiliza, como ferramentas metodológicas, entrevistas semiestruturadas com o artista Raphael Samú, rodas de conversa, questionários abertos direcionados a alunos e professores, registros fotográficos das obras de arte de Raphael Samú, textos produzidos em oficinas de leitura de imagens, serigrafias elaboradas em oficina sobre essa técnica e visita ao ateliê do artista. Analisa a trajetória do artista Raphael Samú e parte de seu acervo pessoal de obras de arte, em especial as gravuras elaboradas a partir da técnica Matriz Espontânea, e demonstra a importância dessas obras na Educação Estética de jovens do EMI. Relata as oficinas de leitura de imagem, de serigrafia e a visita ao ateliê do artista a partir dos cinco passos metodológicos sistematizados por Saviani: ponto de partida da prática social, problematização, instrumentalização, catarse e ponto de chegada da prática educativa. Finaliza o relatório da pesquisa ao concluir que a arte contribui com a formação omnilateral dos sujeitos. Nesse sentido, considera que uma das possibilidades de educar esteticamente os jovens é proporcionar intensos, diversificados e contínuos encontros com obras de arte; mediar leituras de imagens que evidenciem tanto os aspectos poéticos e intertextuais quanto os formais dessas obras, ampliados pelo conhecimento do universo do artista (o conhecimento de suas obras originais e, se possível, o convívio com o artista); e também realizar experimentações artísticas que recriem a técnica utilizada pelo artista estudado. Essas proposições, consequentemente, podem colaborar para uma Educação Estética que amplie o olhar do jovem sobre o mundo, sobre a natureza e a cultura. Proposições que diversificam e enriquecem as vivências sensíveis, promovem a crítica e a recusa do que é oferecido pela indústria cultural e integram um processo educativo e sensível que visa à formação integrada do jovem.
The present work presents an instrumental relationship of three fields: Education, Aesthetics, Art and work fields, while examining the Aesthetic Education in the Medium Level Professional Course (EMI – Ensino Médio Integrado) at the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes) – Campus of Guarapari. The principal objective of this thesis is to examine and understand the means by which Aesthetic Education, a modality of teaching mediated by Art, here represented by the works of Raphael Samú, an active artist living in Espírito Santo, is taught at the Ifes mentioned above. More specifically, this examines and presents pedagogical practices in the field of Art, hoping to stimulate schools to adopt such practices. In order to better understand this area this thesis resorts to theoretical works related to Aesthetics, most specifically those that discuss Aesthetic Education. These works bring up the theories of such authors as Karl Marx, Adolfo Sánchez Vásquez, and Lev Semenovith Vigotski. The relevance of Marx is shown through the examination of his writings on Aesthetics, more specifically when he considers the characteristic coarsening of the senses in capitalistic societies. Through Vázquez, this work broadens and deepens Marx´s arguments, and, through Vigotski´s theory, a relationship is established between Aesthetics and Education, while bringing forth particular characteristics of both Aesthetics and Aesthetic Education, and how they relate to face the challenges of contemporary society. In order to better understand and evaluate the students who participated in the project that generated this thesis, Vigotski´s theory on youth was instrumental; thus, as proposed by the latter, this thesis faces those students as fully integrated in society, completely able to understand reality and its multiple aspects. To obtain the necessary data for evaluation, the present work resorts to semi structured interviews and recorded informal conversations with Raphael Samú, open questionaires answered by students and teachers, photographic reproductions of Samú´s works of art, texts written by the students during Image Reading Workshops, serigraphs done in special workshops, and visits to Samú´s studio. In order to better value the art work in observation, this thesis also examines Samú´s development as an artist, and part of his works, most specially his prints that result from spontaneous matrixes—an almost improvisational technique. These activities are, then, shown as relevant to the aesthetic education of the young students of EMI. To better emphasize this point this thesis details the Image Reading Workshops, the Serigraph Workshops and the visit to Samú´s studio, observing Saviani´s five methodological steps. The thesis conclusion is that in order to 9 provide an adequate aesthetic education to young people one must promote intense, diversified and continuous access to art works, while the role of the teacher is that of facilitating and deepening the observation of images, bringing forth their poetic and formal aspects. It is also deemed very important that the students know as much about the artist as possible, see original works of art, attempt to produce art works themselves, taking advantage of the techniques used by the artist in study, and, whenever possible, be in contact with the artist him/herself. These proposals may, then, be instrumental to broaden people´s vision of the world´s nature and culture. The final conlusion is that activities that diversify and enrich one´s sensitivity stimulate critical attitudes, and the consequent refusal to blindly accept spurious productions of the so called cultural industry.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2182
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