Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2230
Título: Os efeitos das redes em educação: uma experiência no município de Serra
Autor(es): Oliveira, Clever Manolo Coimbra de
Orientador: Barros, Maria Elizabeth Barros de
Palavras-chave: Redes em educação
Políticas públicas
Escola
Educação
Data do documento: 30-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta tese pretende discutir o modo como as redes em educação vêm sendo pensadas. O termo rede é utilizado amiúde para descrever um certo modo de organização que aglutina diferentes instâncias e aparelhos conectados por uma política pública. Entretanto, as redes que se tecem no cotidiano das políticas operam também por linhas de desterritorialização, conectando-se com outras políticas e aparelhos e engendrando arranjos singulares. A escola, objeto central nas políticas de educação, pode ser pensada como um ponto em uma rede delimitada pela própria política de educação, mas também pode ser pensada como uma multiplicidade em uma rede que está sempre se fazendo. Pensar a escola deste modo implica considerá-la a partir das conexões que a constituem como um efeito na rede. Na construção de nossas análises os principais referenciais teóricos foram Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault e Paul Veyne. Além de outros autores e pesquisadores do campo social. Esta pesquisa pretendeu analisar as práticas de rede em educação e seus efeitos no contemporâneo.
This thesis discusses how networks in education have been thought. The term network is broadly used to describe a certain mode of organization that brings together different instances and devices connected by a public policy. However, the networks that are woven in daily policies also operate by lines of deterritorialization, connecting with other policies and instruments and engendering singular arrangements. The school, central object in education policy, can be thought of as a point in a network defined by the education policy, but can also be thought of as a multiplicity in a network that is always in construction. Think the school this way implies consider it from the connections that constitute it as an effect on the network. In building our analyzes the main theoretical references were Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault and Paul Veyne. In addition to other authors and researchers of the social field. This research aims to analyze the practices of network in education and their effects on contemporary.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2230
Aparece nas coleções:PPGE - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_8671_Tese Clever versao final 10_08.pdf790.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.