Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2232
Título: As interações da cultura midiática na escola
Autor(es): Pirola, Maria Nazareth Bis
Orientador: Rebouças, Moema Lúcia Martins
Palavras-chave: Culture
Mídias
Educação
Media
Data do documento: 31-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Pesquisa as interações da cultura midiática na escola. Problematiza o alto índice de consumo de mídia na atualidade e justifica a necessidade de pesquisas que deem conta de entender os sentidos dessa teia de interações, em especial a construção de sentido, em ato, entre crianças, adolescentes e cultura midiática. Adota como referencial teórico-metodológico a sociossemiótica baseando-se em Algirdas Julien Greimas, Eric Landowski, Ana Cláudia Oliveira e outros. Escolhe uma escola municipal, situada em Jardim Camburi, Vitória/Espírito Santo, como locus e sujeitos de estudo. Propõe como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória, descritiva e sociossemiótica, com tratamento de dados de forma qualitativa, com os métodos da observação participante, conversação, entrevista em profundidade e da pesquisa semiótica. Usa na coleta de dados as anotações em diário de bordo e fotografias. Contribui para o entendimento da construção de sentido que se estabelece, em ato, entre crianças, adolescentes e cultura midiática, e apresenta sugestões de diálogo construtivo a ser promovido pela escola.
Investigates media culture interactions at school. Problematizes the high level of media consumption nowadays and justifies the necessity of research projects that accomplish to understand the meanings of this web of interactions, specially, the meaning construction, in act, involving children, teenagers and media culture. Adopts sociosemiotics as a theoreticalmethodological framework based on the works of Algirdas Julien Greimas, Eric Landowski, Ana Claudia Oliveira and their collaborators. Chooses a public elementary school at Jardim Camburi, Vitoria/Espirito Santo, as its locus and subject of study. Proposes an exploratory, descriptive and sociosemiotic research as its methodological procedure, qualitative data analysis, and methodological contribution of participant observation, conversation, in-depth interview and semiotic research. Uses research log and photographs as data collection instruments. Contributes to understanding meaning construction, in act, between children, teenagers and media culture, and presents suggestions of constructive dialogue that could be promoted by school community.
Investiga las interacciones de la cultura mediática en la escuela. Problematiza el alto grado de consumo de productos mediáticos en la actualidad y justifica la necesidad de investigaciones que alcancen comprender los sentidos de esta telaraña de interacciones, en especial, la construcción de sentido, en acto, entre niños, adolescentes y cultura de los medios. Adopta como referencia teórico-metodológica la sociosemiótica basada enAlgirdas Julien Greimas, Eric Landowski, Ana Cláudia Oliveira y sus colaboradores. Elije una escuela municipal en Jardim Camburi, Vitória/Espíritu Santo, como locus y sujeto de investigación. Propone como procedimientos metodológicos la investigación exploratoria, descriptiva y sociosemiótica, con tratamiento cualitativo de datos, con los métodos de observación participante, conversación, entrevista cualitativa en profundidad y de la investigación semiótica. Utiliza como herramienta de recolección de datos los apuntes en diario de a bordo y fotos. Contribuye a la comprensión de la construcción de sentido que se establece, en acto, entre niños, adolescentes y cultura de los medios, y presenta sugerencias a un diálogo constructivo que se puede promocionar en la escuela.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2232
Aparece nas coleções:PPGE - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_8717_As interações da cultura midiática na escola - texto completo.pdf11.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.