Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2232
Título: As Interações da Cultura Midiática na Escola
Autor(es): PIROLA, M. N. B.
Orientador: REBOUCAS, M. L. M.
Palavras-chave: Cultura
Mídias
Educação
Semiótica
Data do documento: 31-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PIROLA, M. N. B., As Interações da Cultura Midiática na Escola
Resumo: Pesquisa as interações da cultura midiática na escola. Problematiza o alto índice de consumo de mídia na atualidade e justifica a necessidade de pesquisas que deem conta de entender os sentidos dessa teia de interações, em especial a construção de sentido, em ato, entre crianças, adolescentes e cultura midiática. Adota como referencial teórico-metodológico a sociossemiótica baseando-se em Algirdas Julien Greimas, Eric Landowski, Ana Cláudia Oliveira e outros. Escolhe uma escola municipal, situada em Jardim Camburi, Vitória/Espírito Santo, como locus e sujeitos de estudo. Propõe como procedimentos metodológicos a pesquisa exploratória, descritiva e sociossemiótica, com tratamento de dados de forma qualitativa, com os métodos da observação participante, conversação, entrevista em profundidade e da pesquisa semiótica. Usa na coleta de dados as anotações em diário de bordo e fotografias. Contribui para o entendimento da construção de sentido que se estabelece, em ato, entre crianças, adolescentes e cultura midiática, e apresenta sugestões de diálogo construtivo a ser promovido pela escola.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2232
Aparece nas coleções:PPGE - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8717_As interações da cultura midiática na escola - texto completo.pdf11.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.