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Título: Trajetórias das políticas públicas de educação especial/inclusão, no município de Vila Velha no período de 2004-2008
Autor(es): Bernardo, Rosane de Moraes
Orientador: Barreto, Maria Aparecida Santos Corrêa
Data do documento: 2-Set-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo teve como base uma pesquisa qualitativa cujo principal objetivo foi o de analisar o processo das políticas públicas de educação especial da rede municipal de Vila Velha, município da Região Metropolitana de Vitória ES, no período de 2004 a 2008. O trabalho de pesquisa foi realizado na Secretaria Municipal de Educação, em seus diversos setores, no Núcleo de Educação Especial de Vila Velha e nas Unidades de Ensino. Contou com a participação de diversos atores/sujeitos vinculados ao processo de políticas públicas de educação especial, desde o Secretário municipal de Educação até os professores das escolas regulares. A pesquisa envolveu análise de documentos municipais e entrevistas. Todos esses movimentos permitiram que fossem estudados em que contextos se deram as fases de elaboração e de implementação das políticas públicas de educação especial em Vila Velha. Este trabalho não tem a intenção de julgar se as políticas públicas de educação especial no município de Vila Velha, no período determinado de 2004 a 2008, foram boas ou ruins; esta pesquisa tem como proposta compreender o processo (o entre), apreender os movimentos, as ações, as facilidades e/ou dificuldades, os contratempos, enfim, perceber, por meio dos documentos e das entrevistas, os processos por que passaram tais políticas, tanto na sua fase de elaboração quanto na de sua implementação. Concomitantemente, foi feita a ligação dessas políticas com o direito à educação abrangendo o acesso, a permanência e a qualidade do ensino.
This study was based on a qualitative research whose main objective was to analyze the process of public policy for special education in the Municipality of Vila Velha, a municipality in the metropolitan region of Vitoria - ES, for the period of the years 2004 to 2008. The research was conducted at the Municipal Department of Education, in its various sectors, the Center for Special Education from Vila Velha and Teaching Units. With the participation of various actors/subjects linked to the public policy process in special education from the Municipal Secretary of Education to teachers in regular schools. The research involved analysis of municipal documents and interviews. All these movements allowed them to be studied in contexts which are given stages of development and implementation of public policies in special education in Vila Velha. This paper does not intend to judge the adopted public policies of special education in the municipality of Vila Velha, in the specified period from the years 2004 to 2008 were good or bad, this research is to understand the proposal process (the between), seize the movements, actions, facilities and/or difficulties, setbacks, finally, realize, through documents and interviews, the processes they went through such policies, both in its preparation and in its implementation. Concomitantly, was made to link these policies with the right to education including access, continuity and quality of education.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2269
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