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Título: O IDEB no município de Vitória-ES : um estudo sobre variações e variáveis no sistema e nas escolas (2005-2007)
Autor(es): Fernandes, Caroline Falco Reis
Orientador: Araújo, Gilda Cardoso de
Data do documento: 1-Jul-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Um dos assuntos em pauta na educação brasileira é a questão da qualidade educacional e suas diversas formas de aferição, devido à criação, em 2007, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse índice se propõe a medir a qualidade da educação, considerando fluxo escolar e desempenho acadêmico, atribuindo uma nota que vai de 0 a 10 às escolas, municípios e estados. Notas referentes aos anos de 2005 e 2007 foram divulgadas e, depois de realizada a análise da situação das escolas do município de Vitória (ES), foi identificada que há variações entre as notas das escolas. Tal constatação gerou a necessidade de compreender a que se deve tal variação, já que as escolas fazem parte de um mesmo sistema e possuem, à primeira vista, condições de ensino semelhantes. Desse modo, a presente pesquisa analisou os fatores institucionais e intra-institucionais que tiveram interferência na variação das notas do Ideb (2005/2007) nas escolas integrantes do sistema municipal de educação de Vitória-ES. Das cinqüenta e uma escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, onze foram selecionadas por se localizarem no Desvio Padrão Superior, Inferior e ainda por terem apresentado mudança na escala de proficiência na Prova Brasil (SAEB). A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, tendo em vista que foram abordados tanto os dados estatísticos quanto as concepções dos sujeitos gestores do sistema de ensino e das escolas. A base teórica da pesquisa recaiu sobre os estudos das avaliações em larga escala e, principalmente, estudos sobre “Escolas Eficazes”, cujo pressuposto é o de que existem variáveis que fazem com que algumas escolas apresentem melhor desempenho que as outras em testes padronizados. Os dados obtidos mostram que há variáveis relacionadas às três dimensões da qualidade educacional: a dos resultados obtidos pelas escolas, a dos insumos escolares e a dimensão dos processos educacionais. As conclusões indicam três situações. A primeira é que algumas variáveis não impactaram nos casos estudados, como o Conselho Escolar, a formação dos grupos de profissionais e a ênfase da atuação do gestor escolar. A segunda é que outras variáveis que se mostraram impactantes em relação à situação do sistema de ensino, tais quais o contexto político, a situação socioeconômica e o background familiar. A terceira é a situação das variáveis que mostraram ter impacto na variação da nota das escolas relativas ao ano de 2005 e 2007, como a infra-estrutura, a função da escola e a liderança do diretor. Desse grupo, a variável mais impactante integra a dimensão dos processos educacionais e é a existência de um objetivo definido e compartilhado na escola e para os integrantes dela. As escolas com essas variáveis obtiveram um crescimento no Ideb
One of the topics of the Brazilian education agenda is the educational quality and its many ways of measuring, due to the creation, in 2007, of the Basic Education Development Index (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb). This index has the propose of measuring the quality of education, considering the scholar flux and the academic performance, assigning a grade from 0 to 10 to schools, municipalities and states. Grades from 2005 and 2007 were released and, after the situation of the schools from Vitória (ES) was analyzed, it was noted that there was a variation between schools‟ grades. After realizing such fact, a need to understand that variation arose since the schools are inserted in the same system and, at first sight, have similar teaching conditions. This research analyzed the institutional and intra-institutional factors that caused the variation of the Ideb grades of 2005/2007 of the municipal schools from Vitória-ES. Eleven “elementary level” schools out of fifty one schools from the municipal system were chosen because they were found in the “Superior/Inferior Standard Deviation” and also because they presented changes in the proficiency scale on “Prova Brasil” (SAEB). The methodology used was the quantitative-qualitative, having in mind that the statistic data and the conceptions of the schools and teaching system‟s managers were approached. The theoretical basis of the research relied on the studies of the large scale evaluations and, mainly studies about “Schools Effectiveness”, which states that there are variables that make some schools present better performance than others in standardized tests. The data obtained shows that there are variables related to three dimensions of educational quality: the results obtained by schools, schools‟ input and the educational processes. The conclusions indicate three situations. The first one is that some variables did not impact on the studied cases, like the “School Councils”, the formation of professional groups and the emphasis on the performance of the school manager. The second one is that some variables that were impacting to the teaching system situation, such as political context, the socioeconomical situation and the family background. The third situation is the variables that had impact on the variation of the grades related to the years of 2005 and 2007, like infrastructure, the school‟s function and the principal‟s leadership. Of this group, the most impacting variable is a part of the dimension of the educational processes and it is the existence of a goal, which is defined and shared on the school and for those who are a part of it. The schools with those variables had an improvement on the Ideb
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2273
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