Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2274
Título: Desenho: diálogos étnicos e culturais com crianças Guarani
Autor(es): GAMA, R. L. A.
Orientador: COLA, C. P.
Palavras-chave: Desenho infantil
cultura Guarani
Arte Educação
Data do documento: 8-Jun-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GAMA, R. L. A., Desenho: diálogos étnicos e culturais com crianças Guarani
Resumo: Esta pesquisa busca investigar nos desenhos das crianças Guarani, suas relações com seu ambiente natural e cultural, buscando o olhar das mesmas sobre o seu próprio universo, para que conheçamos aspectos de seus costumes e tradições. Para este fim realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na escola indígena Guarani do município de Aracruz (Espírito Santo), com as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foram abordadas teorias sobre desenho infantil contidas nas obras de Iavelberg, Brent Wilson, Cola, entre outros autores que consideram o desenho como produto cultural de uma determinada sociedade. Os dados coletados foram analisados baseando-se na semiótica greimasiana, com ênfase no plano de expressão e conteúdo.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2274
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4992_RENATA LÚCIA DE ASSIS GAMA.pdf3.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.